Bem-vindos à “opinião” das quintas-feiras. Vamos continuar a falar de psicologia e da sua importância para as nossas vidas, dos nossos comportamentos, da vida pessoal, social, comunitária, politica e cultural.
Em especial, vamos falar de psicologia da educação, do desenvolvimento humano, dos comportamentos na infância e adolescência.
A psicologia tem a ver com todas estas áreas e por isso teremos que falar dos comportamentos das pessoas no seu quotidiano.
Se não fosse por esse motivo seria por uma questão de cidadania. Como escrevia Walt Whitman,
Se não fosse por esse motivo seria por uma questão de cidadania. Como escrevia Walt Whitman,
Esta é a cidade e eu sou um dos cidadãos,
o que quer que interesse aos outros, também me interessa, política, guerras, mercados, jornais, escolas,
o presidente da Câmara e as assembleias, bancos, tarifas, navios,
fábricas, mercadorias, armazéns, bens mobiliários e imobiliários.
A entrada na escola foi e é um dia marcante para qualquer um de nós, porque o é na realidade e também pela carga afectiva, social... que as famílias e a sociedade colocam nesse dia.
Por isso, o primeiro dia de escola provavelmente é dos episódios da nossa infância que lembramos mais facilmente .
Sei precisamente quem me levou à escola no primeiro dia, a minha mãe, que me “entregou” ao meu professor e ali fiquei com a lágrima no olho, a imaginar o que me podia acontecer naquele meio desconhecido.
Este é um momento de grande apreensão e ansiedade para os pais e para as crianças. Por isso, merece que estejamos atentos aos sinais que surgem.
Quem é a criança que vai entrar na escola ?
Conhecer o nosso filho é fundamental para iniciar uma boa escolaridade. Mesmo assim, vamos encontrar algumas surpresas nem sempre agradáveis .
Aos 6 anos ,como se costuma dizer, a criança chega à idade da razão. A partir desta idade a criança torna-se operatória, isto é, capaz de raciocinar de forma concreta e de realizar operações concretas.
Os psicólogos da segunda metade do século XX trouxeram um grande conhecimento para compreensão do desenvolvimento da criança. A criança passou a ser vista como um indivíduo em desenvolvimento, que esse desenvolvimento é feito por estádios e que a criança é activa e não um ser passivo onde se inscreve tudo o que se quiser.
A inteligência é a adaptação às circunstâncias que vai encontrar: Adaptação à classe, aos companheiros, ao professor, ao trabalho escolar
Freud designou este período de desenvolvimento como latência.. É um período muito importante para a formação da autoridade, aprendizagem dos limites e aprendizagem de sentimentos relacionados com a ética e a estética.
A criança está interessada nas aprendizagens de coisas novas, como a leitura e escrita e de tudo o que se passa no meio social.
Esta criança está a ser avaliada, pela primeira vez, e com ela os pais estão também a ser avaliados como bons ou maus educadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário