23/09/15

Vendavais

Em 2015, o início do Outono em Portugal ocorreu às 08h21 do dia 23 de Setembro.

Quando era pequeno havia uma cantiga assim: O vento de Outono/ tão triste a chorar /percorre campinas/e geme ao passar/vento de Outono/ contigo eu vou/ chora a beleza/ que o tempo levou.
Aparecem os primeiros frios, chuvas e ventos, as folhas das árvores mudam de cor, muitas acabam por cair. No nosso imaginário, vento e vendavais ocupam um lugar preferencial. Músicos e poetas não escapam a esta influência.
Perdoa-me, folha seca, 
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo, 
e até do amor me perdi.
...
Tu és folha de outono 
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...

Cecília Meireles, Canção de Outono

Seja de que estação for, o vento é tema e pretexto para quase tudo o que se passa na nossa vida, paixões, política, o vento fala e o vento cala,  pouco importam as contradições que coloca na nossa vida, sendo ao mesmo tempo destruidor e apaziguador, para uns ele leva para outros traz, para uns tem a resposta para outros não. O vento ameno do Outono é instável e agressivo no Inverno, mas leva os beijos dos amantes, que, mesmo que leve as cantigas, permanece o seu perfume manso, revivendo a saudade, no monte dos vendavais é a nossa vida que se joga, I hated you, I loved you too, podemos pintar com todas as cores do vento, e podemos sempre esperar pelo vento da mudança. Podemos? Que mudança?

Em  "E tudo o vento levou", de Margaret Mitchell nostalgia de uma vida de paz e bem-estar sobre os destroços da guerra de secessão dos EUA, Scarlett O'Hara, à vista de Tara, promete que nunca mais haverá aquela miséria. Um objectivo para uma vida e para um país.

E tudo o vento levou - Tema de Tara

É equivalente a "E nada o vento levou", de Helena Sacadura Cabral, ou seja, "apesar de toda a destruição da guerra, do vendaval das paixões, dos conflitos sociais e pessoais,  nada pode tirar o que verdadeiramente importa na nossa vida. São, aliás, as adversidades que nos fortalecem, aquilo por que se luta e em que se acredita faz parte da nossa existência e marca-nos tanto como os genes que transportamos."

Bob Dylan - Blowing in the wind

The answer my friend is blowing in the wind
The answer is blowing in the wind

Marlene Dietrich - Blowing in the wind

Adriano Correia de Oliveira - Trova do vento que passa

Amália - Trova do vento que passa

"pergunto ao vento que passa 
notícias do meu país
o vento cala a desgraça 
o vento nada me diz"

Blowing Kisses In The Wind, Paula Abdul

"mandando beijos ao vento
Esperando, esperando, esperando
Esperando por você é
É como soprar, soprar beijos"


"A lembrança dos teus beijos
Inda na minh’alma existe,
Como um perfume perdido,
Nas folhas dum livro triste,

Perfume tão esquisito
E de tal suavidade,
Que mesmo desapar’cido
Revive numa saudade!"

Mariza  - Alma de vento

 
Kate Bush  - Monte dos vendavais (Wuthering Heights)

"Heathcliff, sou eu, sou Cathy, voltei p'ra casa
Estou com tanto frio, deixa-me entrar na sua janela
Estou com tanto frio."

Pharrell Williams - Gust of Wind  

Como uma rajada de vento
Tu  me atinges às vezes
Como uma rajada de vento
Empurras-me de vez em quando
Como uma rajada de vento
Lembras-me que há alguém lá em cima
Que move 
O ar que preciso para me fortalecer


Jorge Palma - ser do vento

"como se o vento fosse todo o meu resguardo"

Pocahontas - Colors Of The Wind 

"Já ouviu um lobo uivando para a lua azul
Será que já viu um lince sorrir,
E é capaz de ouvir as vozes da montanha
E com as cores do vento colorir...
E com as cores do vento colorir."

Scorpions - Wind Of Change

"Leve-me à magia do momento
Em uma noite de glória
Onde as crianças do amanhã ficam sonhando
No vento da mudança."


Chopin Etude Op.25 No.11 - winter wind

Sem comentários:

Enviar um comentário