O E P


'O mundo é um palco, e homens e mulheres, não mais que meros actores.  Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais que desempenhar alguns papéis.' (Shakespeare)




Orientação escolar e profissional


O que é?

A orientação escolar e profissional procura auxiliar os alunos nos momentos de decisão que podem marcar o seu projecto de vida, através da promoção do conhecimento pessoal, social e profissional, apoio na recolha de informação sobre si e sobre o mundo do trabalho.

Por que é importante frequentar a OEP?

Nesta altura do percurso escolar - 9º ano – é desejável que o aluno realize actividades de orientação escolar e profissional, que o ajudem a esclarecer dúvidas e a tomar uma decisão mais fundamentada, madura e consciente na escolha do seu percurso escolar.
O 9º ano de escolaridade é o tempo da primeira decisão relevante em relação à área predominante de estudo no ensino secundário.


O que é um programa de OEP?

Consta de um conjunto de actividades que vão da informação sobre o ensino secundário, à avaliação dos interesses e aptidões.
Os interesses dizem respeito às áreas pelas quais o aluno demonstra maior motivação e ao que projecta como sua realização profissional, enquanto que as aptidões estão relacionadas com as suas reais capacidades nas diferentes áreas.
São também analisados outros aspectos da personalidade como a motivação e o autoconceito que o aluno obteve nas várias actividades e avaliações efectuadas ao longo do ano e o seu rendimento escolar.


Para que serve a OEP se já sei o que quero ser ?

Um aluno que sabe aquilo que quer ser pode beneficiar de uma informação mais aprofundada, pode ter um conhecimento de si próprio mais realista, pode conhecer alternativas até aí não colocadas. Pode afastar dúvidas, receios e angústias em relação às escolhas e em relação às possibilidades de sucesso. Pode confirmar as suas escolhas. Pode beneficiar de actividades que enriquecem o seu humanismo e os seus valores. 
Pode esclarecer dúvidas e perspectivar o seu futuro na universidade apercebendo-se da realidade relacionada com as médias e requisitos de entrada na universidade, com as localidades do país em que existem determinados cursos, com as saídas profissionais.


O que é que o psicólogo de OEP me pode dizer que eu não saiba ?

Na entrevista de orientação, pode-se analisar as discrepâncias e as convergências entre as aptidões e os interesses, as expectativas do aluno e os desejos mais ou menos explícitos dos pais que podem gerar ambivalências no jovem. 
Também se analisam os factores de risco e os factores de protecção e sucesso. 
A partir dos resultados, é possível afastar dúvidas, receios e angústias em relação às escolhas e em relação às possibilidades de sucesso. 


























 


Journal of Vocational Behavior







CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 
AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2012: 1.ª FASE







































E S C O L A S   P R O F I S S I O N A I S




















Sem comentários:

Enviar um comentário