Desenvolvimento curricular




ADAPTAÇÕES CURRICULARES


Quadro 2 -Resumo Geral das Adaptações do Currículo
Elementos Curriculares
Tipos de Adaptação
Não Significativas
Significativas
Objectivos
Priorização de objectivos, atendendo a critérios de funcionalidade
.Sequencialização
. Eliminação de objectivos básicos
. Introdução de objectivos específicos, complementares e/ou alternativos
Conteúdos
.Priorização de áreas ou blocos
.Priorização de um tipo d de conteúdos
 .Modificação da sequência .
. Eliminação de conteúdos secundários
. Introdução de conteúdos específicos complementares e/ou alternativos

. Eliminação de conteúdos nucleares do currículo de base
Metodologia
e
organização didáctica
.Modificação de agrupamentos previstos
.Modificação da organização dos espaços e/ou tempos
.Modificação dos procedimentos didácticos
. Introdução de actividades alternativas e/ou complementares.
. Modificação do nível de abstracção e/ou complexidade das actividades
. Modificação da selecção de materiais
. Adaptação de materiais
. Introdução de métodos e procedimentos  complementares e/ou alternativos de ensino/aprendizagem
. Introdução de recursos específicos de acesso ao currículo
Avaliação
.Modificação da selecção de técnicas e instrumentos de  avaliação
. Adaptação das técnicas e instrumentos de avaliação
. Introdução de critérios de avaliação específicos
. Eliminação de critérios de avaliação gerais
. Adaptação e critérios de avaliação
. Modificação dos critérios de promoção
Tempos
. Modificação da temporização prevista  para uma determinada aprendizagem ou várias
Prolongamento por um
ano ou mais da permanência num mesmo ano de escolaridade
Fonte: Adaptado de Manjon (1995, pag. 104)








Sem comentários:

Enviar um comentário