
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Quadro 2 -Resumo
Geral das Adaptações do Currículo
Elementos Curriculares
|
Tipos de Adaptação
|
|
Não Significativas
|
Significativas
|
|
Objectivos
|
Priorização de objectivos, atendendo a critérios de funcionalidade
.Sequencialização
|
. Eliminação de objectivos básicos
. Introdução de objectivos específicos, complementares e/ou
alternativos
|
Conteúdos
|
.Priorização de áreas ou blocos
.Priorização de um tipo d de conteúdos
.Modificação da sequência .
. Eliminação de conteúdos secundários
|
. Introdução de conteúdos específicos complementares e/ou
alternativos
. Eliminação de conteúdos nucleares do currículo de base
|
Metodologia
e
organização didáctica
|
.Modificação de agrupamentos previstos
.Modificação da organização dos espaços e/ou tempos
.Modificação dos procedimentos didácticos
. Introdução de actividades alternativas e/ou complementares.
. Modificação do nível de abstracção e/ou complexidade das actividades
. Modificação da selecção de materiais
. Adaptação de materiais
|
. Introdução de métodos e procedimentos complementares e/ou alternativos de
ensino/aprendizagem
. Introdução de recursos específicos de acesso ao currículo
|
Avaliação
|
.Modificação da selecção de técnicas e instrumentos de avaliação
. Adaptação das técnicas e instrumentos de avaliação
|
. Introdução de critérios de avaliação específicos
. Eliminação de critérios de avaliação gerais
. Adaptação e critérios de avaliação
. Modificação dos critérios de promoção
|
Tempos
|
. Modificação da temporização prevista para uma determinada aprendizagem ou várias
|
Prolongamento por um
ano ou mais da permanência num mesmo ano de escolaridade
|
Fonte: Adaptado de Manjon (1995, pag. 104)
Sem comentários:
Enviar um comentário