13/10/16

Silêncio e fala




O silêncio e a sua gestão são elementos da comunicação e por isso mesmo podemos dizer que o silêncio fala através dos seus significados. "É impossível não comunicar” é um dos princípios da Escola de Palo Alto. E sabemos por experiência própria que é assim, como refere uma canção de P. Simon e  A. Garfunkel “o som do silêncio” ("sound of silence"): "As Pessoas conversam sem falar/As pessoas ouvem sem escutar/Escrevem canções que vozes jamais compartilham/E ninguém ousou/ Perturbar o som do silêncio... E o sinal disse: As palavras dos profetas estão escritas nas paredes do metro/ E nas salas das habitações colectivas/ E sussurraram no som do silêncio "
Se o silêncio tem som, como diz a canção, então o silêncio não é silêncio, é comunicação e tem muitos significados. O silêncio pode ser confortável e desconfortável, suportável ou insuportável. Há um silêncio virtuoso e um silêncio vicioso. Há um silêncio saudável e um silêncio doentio.
Assim, o silêncio pode significar prudência, cautela, respeito como o silêncio da pessoa que é discreta, humilde e até hábil quando sabe o que deve dizer, como deve dizer e quando deve dizer. Ser reservado, por exemplo, pode significar que não se pode nem deve dizer tudo o que se pensa para não magoarmos o outro.
O silêncio é o campo onde se expressam as emoções de forma mais autêntica e intensa através da comunicação não verbal: o gesto, a expressão do rosto, o corpo, a alegria, as preocupações, o sofrimento...”. 
O silêncio ajuda-nos a ponderar, a reflectir, a entrar em contacto com os desejos mais profundos do coração humano e do conhecimento da nossa mente. É o silêncio do sábio. 

Mas há um silêncio vicioso, violento e devastador.
O silêncio que encobre e mente, como também diz outra canção “o silêncio é de ouro" ("silence is golden"), mas os meus olhos vêem… ele enganou-a tão bem, ela será a última a saber”. É a contradição entre o não audível, um silêncio dourado, e a desocultação que os olhos me dão.
O silêncio também pode ser censura, rejeição e provoca preconceitos sociais e estereótipos.
O silêncio pode ser sintoma de uma perturbação do carácter (o que anda sempre aos segredinhos, o hipócrita, o velhaco…).”
O silêncio do psicopata e dos poderosos totalitários, tiranos e empedernidos emocionalmente, insensíveis à dor e ao sofrimento do outro. O que se passa em Aleppo, na Síria, é a insensibilidade dos poderosos.
O silêncio das associações políticas e das associações secretas. É um silêncio que se compra ou que se cumpre por força da submissão à organização e à ideologia.
Os sindicatos deixam de fazer manifestações de rua e as reivindicações são loas ao poder. Os sindicatos servem para aprovar as políticas do poder a que eles também pertencem e para sublinhar as grandes realizações sociais do poder. O desemprego dos professores pode esperar, as condições das escolas podem esperar, a saúde das pessoas já não é tão urgente, a melhoria das condições de vida passa a ser uma grande conquista deles.
O silêncio fala quando se é cúmplice. Ficou famosa a frase de Martin Luther King: "o que preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética… o que me preocupa é o silêncio dos bons".

Sem comentários:

Enviar um comentário