26/10/16

Construir emoções positivas


The Effect Of Positive Emotions On Our Health 

O nascimento de um filho muda a nossa vida. Termina ou muda rotinas do quotidiano e inicia outras a partir dessa altura, testa as nossas capacidades de atenção, de previsão, de sono, as nossas emoções e os seus limites. Ser mãe ou ser pai significa mudar a perspectiva de vida, os objectivos, as preocupações.
Todos conhecemos a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento da criança e para a adaptação que pais e crianças estão a fazer. A criança nos 3 primeiros anos de vida vai adquirir competências fundamentais no campo cognitivo, motor, da linguagem, emocional e social. Este desenvolvimento/aprendizagem vai sendo realizado através da interacção da criança com os pais.a família é o centro onde se desenvolvem as emoções positivas.
O grande objectivo de todas estas aquisições é a diminuição da dependência nestas diversas áreas do desenvolvimento até atingir a autonomia.
Dispomos de informação que no tempo em que fomos pais não existia. Mas é na prática da relação que podemos verificar que esta informação é necessária mas não suficiente. As dificuldades da educação das crianças surgem principalmente no campo das emoções, onde nem tudo é natural/instintivo ou intuitivo.

Para M. Seligman (Felicidade autêntica), os princípios da paternidade que emergem da psicologia positiva são os seguintes:
- "A emoção positiva alarga e constrói os recursos intelectuais, sociais e físicos de que o seu filho vai precisar mais tarde na vida;
- Aumentar as emoções positivas no seu filho pode dar início a uma espiral ascendente de emoção positiva *;
- As características positivas que o seu filho revela são tão reais e autênticas como as suas características negativas."
Então devemos "construir características e emoções positivas nos nossos filhos em vez de, simplesmente, aliviar as emoções negativas e extinguir as características negativas." (p.266)
Como podemos educar emocionalmente as crianças? Seligman fala-nos de algumas técnicas para construir as emoções positivas: dormir com o bebé, jogos de sincronia, o não e o sim, louvor e castigo, a rivalidade entre irmãos, os miminhos ao deitar, fazer um acordo com o bebé, resoluções na família.
aqui falámos sobre a questão do dormir com o bebé, as vantagens e os inconvenientes. Vamos falar de jogos de sincronia.
Jogos de sincronia são jogos interactivos em que o bebé aprende que as acções são importantes, que se pode ter controlo sobre os resultados e há a contingência de poder controlar a situação.
Estes jogos são fáceis e as oportunidades de jogar imensas. Este exemplo de Seligman ilustra bem este tipo de jogos. Quando a criança bate na mesa nós batemos também, se bate três vezes batemos também 3 vezes e assim sucessivamente. (p. 269)
Os brinquedos nesta idade devem ser escolhidos pelo principio do jogo e da sincronia. Isto é escolher brinquedos que reagem ao que o bebé faz: a roca e brinquedos interactivos que reagem ao pressionar, bater, puxar ou gritar, como por exemplo, blocos empilháveis, livros e revistas que o bebé pode rasgar…
Comprei um livro muito bonito “Os animais da quinta” que ao abrir-se mostrava figuras a três dimensões. O que aconteceu, como seria de esperar, foi que a minha neta, com cerca de dois anos de idade, além de saber e dizer os nomes dos animais e como faz cada um deles, achou que a actividade de rasgar as figuras era ainda mais interessante. Como resultado, praticamente, todo o livro ficou reduzido a duas dimensões e, vá lá, ainda escapou uma ou outra figura.
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