29/10/15

"O poder e o seu simulacro"

"Diga-se desde já que se trata de uma questão em que é particularmente posta em causa a função desempenhada pelos intelectuais no desenvolvimento do estalinismo. Porquê mais especificamente os intelectuais ? Porque a sua função se define exactamente, quanto ao essencial, a partir de uma função de linguagem. Nesta precisa circunstância, segundo modalidades particulares. Numa longa nota colocada em apêndice à obra de Dominique Desanti *, Les staliniens, Jean Toussaint Desanti ** sublinha que aquilo que  «o Partido» dá aos intelectuais que dele são membros e que nele desempenham a sua função (escrever artigos, fazer conferências, participar em debates ideológicos,etc.) é um «simulacro de poder». Um simulacro, porque do poder real, de decisão e de acção, habitualmente o intelectual, «o falador» não dispõe mais do que um qualquer militante de base, e ainda menos que as massas do exterior; é a organização, a orga, segundo um dos termos do léxico estalinista. (Pergunta chave, inclusive no mais irrisório e minoritário grupúsculo de extrema esquerda: estás organizado? Nada de mais deplorável, como é sabido que ser um «não organizado»...) Habitualmente, na prática política estaliniana, a «orga» fala pouco, e só para publicar as suas directivas; e também as análises, que as instâncias dirigentes são levadas a tornar públicas, são apresentadas num estilo de «directiva». Ora, este aparelho, que como todo o aparelho é um órgão de poder, de autoridade (e não me ponho aqui a questão da legitimidade ou ilegitimidade desse poder: limito-me a constatar uma situação de facto), não conseguiria subsistir como tal, simultaneamente na vida interna do grupo social que dirige (o «partido» no seu conjunto) e nas tentativas de exercer um impacto sobre toda a sociedade que também aspira a dirigir - não conseguiria portanto funcionar como tal, sem a ajuda específica do discurso que apoia (com os seus comentários, as suas glosas, as suas justificações, etc.) as suas decisões. É no desenvolvimento deste discurso que substancialmente se situa, na minha opinião, o essencial do simulacro de que fala Desanti. Como todo o discurso, de facto, este reveste uma função de vínculo social, o que comporta, neste caso, que ele realize simbolicamente e imaginariamente aquele âmbito de reconhecimento recíproco em que cada sujeito-membro vem a gozar de uma unidade não contraditória, de uma identidade tranquilizadora e consoladora que Desanti denomina. também, bastante ajustadamente, um «consenso». E, de facto, há consenso, proporcionado pelo discurso em que a comunidade em questão encontra meio de falar-se e de reconhecer-se na sua palavra (que desorientação para muitos de «nós», por exemplo, quando, em Maio-Junho de 1968, não tínhamos podido encontrar o nosso «Huma» [«l'Humanité»] quotidiano: a situação não nos oferecia nada em que reconhecer-nos, as coisas não caminhavam conforme o previsto); e também, e é este o outro inevitável aspecto do discurso como «vínculo social», proporcionado pelo interdito de que este discurso é, como sempre, literalmente o «modo de ser». Donde o autêntico pânico subjetivo que pode manifestar-se perante toda a ameaça, de separação (a exclusão, ou simplesmente «o já não estar de acordo com as posições do Partido», etc.) e, de uma maneira geral, perante toda a ameaça de ruptura e desagregação do consenso-interdito (um «um» que se dividisse em «dois» é aqui impensável, inimaginável, a «palavra de ordem» é, isso sim: cuidemos da unidade do Partido «como da pupila dos nossos olhos»!) em que se funda aquela virtude cardeal mais que qualquer outra que se chama, em linguagem estalinista, «a devoção e a fidelidade ao Partido». Virtude das virtudes: morrer depois de ter dado prova da sua «fiel devoção ao Partido», mesmo quando havia todas as razões para dele duvidar; ou seja: ter lá permanecido igualmente e morrer sem dizer nada. Parabéns, «orga»!"

(Jean-Louis Houdebine, «Ter um Estaline na Língua», Sexualidade e Poder, Dir. de Armando Verdiglione, 1976, trad.port.1978)
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1956 marque un tournant fort dans sa vie. Après la répression du soulèvement de Budapest et la découverte précoce du Rapport Khrouchtchev au XXe congrès du Parti communiste d'Union soviétique, elle quitte le Parti communiste français, tandis que Jean-Toussaint y reste jusqu’en 1962. Quittant la presse communiste, elle doit réorienter sa carrière de journaliste, mais reste fidèle à son engagement à gauche.

** Jean-Toussaint Desanti a enseigné la philosophie aux écoles normales supérieures de la rue d'Ulm et de Saint-Cloud ainsi qu'à la Sorbonne. Il a eu pour élèves Michel Foucault et Louis Althusser, dont il a fortement influencé l'engagement politique. Il est proche de Jacques Lacan. Il a dirigé notamment la thèse de Doctorat d'État de Jacques Derrida (1980) et celle de Souleymane Bachir Diagne.

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