27/10/15

"Fantasma teimoso..."

Quero voltar a falar de ansiedade pela importância que ela tem na nossa vida. 
A ansiedade não é um capricho, é uma casa assombrada, (Paula Cosme Pinto, "A vida de saltos altos", Expresso) onde vive “um fantasma teimoso que, quando nos apanha, passa meses sem nos largar” (Brenna Twohy no poema “Anxiety: A Ghost Story”).
A ansiedade acompanha vários quadros psicopatológicos e é sobretudo perturbadora da nossa qualidade de vida.
A ansiedade faz-nos viver, nos pensamentos e nas emoções, antecipadamente, situações desagradáveis e desconfortáveis que quase de certeza nunca vão existir na nossa vida. 
Este sofrimento resulta de querermos controlar o que não é controlável, queremos ter sempre razão nas discussões, nas polémicas, na coerência da vida familiar, social e política em relação a factos que não ocorreram.  Ou se ocorreram, como nas situações de stress, continuamos a fazer o nosso papel de vítimas. E o que é necessário muitas vezes é "parar de ter razão e começar a ser feliz" (Dr. Phil).
A comunicação social de vez em quando refere pessoas famosas, ou tidas como tal, que não se inibem, felizmente, de falar destas doenças como falamos das doenças físicas. *

Um bom exemplo do que dissemos sobre ansiedade é o da cantora Lana Del Rey que em entrevista à Billboard, fez algumas revelações quanto à sua luta com a ansiedade, ataques de pânico e ainda o seu medo da morte.
" É difícil para mim, às vezes, pensar sobre prosseguir quando eu sei que nós vamos morrer. Alguma coisa aconteceu nos últimos três anos, com o meu pânico…
E ficou ainda pior. Mas eu sempre fui propensa a isso. Eu lembro que — eu estava, eu acho, com 4 anos — tinha acabado de ver um programa na TV em que uma pessoa foi morta. E virei-me para os meus pais e disse: “Nós todos vamos morrer?” Eles disseram sim e eu fiquei totalmente perturbada. Caí em lágrimas e disse: “Nós temos que seguir em frente!”
Eu vi um terapeuta — três vezes. Mas sinto-me realmente mais confortável sentada naquela cadeira no estúdio, escrevendo ou cantando."
Temos aqui três formas de lidar com a ansiedade: Falar da nossa ansiedade pode ser um bom começo porque é, desde logo, alterar a nossa maneira de descobrir e expressar os sentimentos, depois afastar os pensamentos ilógicos e,  finalmente,  realizar actividades profissionais ou outras. Não nos esqueçamos que o principal problema das pessoas ansiosas é a evitação das situações que provocam ansiedade.

Lana del Rey  - Honeymoon
versão de "Don't Let Me Be Misunderstood" 
canção escrita por Bennie Benjamin, Gloria Caldwell, and Sol Marcus para Nina Simone (1964).


Baby, entendes-me agora/ Se às vezes vês que estou louca / Não sabes que ninguém vivo pode ser um anjo sempre ?/ Quando tudo está errado, tu vês o lado mau /Mas eu sou apenas uma alma com boas intenções / Oh, Deus, por favor, não me deixes ser mal interpretada /... 
"Se eu parecer nervosa / Eu quero que saibas / Que nunca foi minha intenção descontar em ti / A vida tem os seus problemas / E eu tenho mais do que a minha parte / Mas isso é algo que nunca quis fazer / Porque eu amo-te"

A perturbação de ansiedade depende de diferenças interpessoais, designadamente da idade, sexo, relação afectiva, nível cultural mas afecta todo o tipo de culturas.
Há ainda o peso de factores tais como as circunstâncias da vida em que acontecem os episódios de ansiedade e com os níveis de ansiedade de cada pessoa. Certamente que quando nos confrontamos com situações traumáticas como a morte de um familiar ou de um amigo estamos mais influenciáveis.

As doenças do foro da ansiedade afectam 16,5% dos portugueses, uma das percentagens mais elevadas da Europa (Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental). A ansiedade é a doença mental mais prevalente em Portugal – principalmente entre os 18 e os 34 anos. Por isso, os serviços e as pessoas deviam dar mais atenção a esta perturbação psicológica... **
________________________
* Na revista Happy Woman de Outubro, vem um testemunho: "como eu vivo com crises de pânico, sob anonimato aceitou escrever como é viver na sombra do medo". Para assuntos do foro psíquico ainda há necessidade de se falar sob anonimato.
Em contrapartida, a mesma revista refere as crises de pânico de algumas celebridades: Gisele Bundchen, Jonny Depp (acrofobia, medo das alturas e coulrofobia, medo dos palhaços), Kim Bassinger, Madonna, Emma Stone, Lady Gaga, Hugh Grant... (Happy Woman).

** Fundamentalmente aparece entre os 25 e os 40 anos, a maior virulência ocorre entre os 25 e os 30 anos  (Pilar Varela, Ansiosa-mente, A Esfera dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário