22/10/14

Tudo gente inteligente

A gente já desconfiava de que quando Deus distribuiu a inteligência pelos seres humanos, fez os de esquerda mais inteligentes que os de direita.

É também essa a conclusão a que chegou um controverso estudo realizado por académicos da Universidade Brock, em Ontário, no Canadá, que "afirma que pessoas com opiniões políticas de esquerda tendem a ser mais inteligentes do que aquelas com visões de mundo de direita."
Political ideology"Analyses of large representative samples, from both the United States and the United Kingdom, confirm this prediction. In both countries, more intelligent children are more likely to grow up to be liberals than less intelligent children. For example, among the American sample, those who identify themselves as “very liberal” in early adulthood have a mean childhood IQ of 106.4, whereas those who identify themselves as “very conservative” in early adulthood have a mean childhood IQ of 94.8.
Even though past studies show that women are more liberal than men, and blacks are more liberal than whites, the effect of childhood intelligence on adult political ideology is twice as large as the effect of either sex or race. So it appears that, as the Hypothesis predicts, more intelligent individuals are more likely to espouse the value of liberalism than less intelligent individuals, possibly because liberalism is evolutionarily novel and conservatism is evolutionarily familiar." (Psychology TodaySatoshi Kanazawa ).

A tradução de esquerda e direita parece não corresponder a liberais e conservadores como é dito no texto acima.
Em todo o caso, para quem tenha dúvidas sobre estas conclusões o melhor é pensar que nos tempos que correm, direita e esquerda são mais ou menos farinha do mesmo saco. Veja-se por exemplo os ministros e todos os que estiveram no poder nos governos de Salazar e Caetano e agora são todos uns grandes democratas, alguns ministros...
Veja-se os que passam do ps para o psd e vice-versa, do cds para o ps e do bloco para o livre e do pcp para o psd e para o ps. São pessoas que sempre estiveram com a verdade e razão no último partido que escolheram. É sinal de que os que mudaram para partidos de esquerda são mesmo muito inteligentes . Os que foram em sentido contrário, deixaram de ser.

Para quem acredita que isto é assim pode sempre contar com a ajuda da representação social que existe (para não falar de preconceito). Na crónica de Mário Soares (A crise e Portugal, DN), na tal esquerda, só há gente inteligente, menos o sr. Hollande, coitado, que já não conta no contexto da esquerda, uma vez que a França passou a ser "a França do primeiro-ministro Renzi".

Sem comentários:

Enviar um comentário