25/10/14

Gosto e inteligência


Sermos mais ou menos inteligentes faz com que façamos determinadas escolhas musicais, literárias, etc.  e não outras? Ou essas escolhas  podem significar mais inteligência ou bom gosto? 

A "informação mostrada num gráfico é baseada na comparação dos resultados dos exames de acesso à universidade, nos Estados Unidos, com os gostos dos alunos.
Um estudo realizado nos Estados Unidos diz que quem ouve artistas como Beyoncé, T.I. ou Jay-Z ou géneros musicais como reggaeton, jazz ou pop é menos inteligente do que quem ouve Beethoven, Radiohead, Sufjan Stevens ou Bob Dylan. 
O critério utilizado no estudo, levado a cabo por Virgil Griffith no site Musicthatmakesyoudumb, foi a comparação das notas dos exames de acesso à universidade (SAT)* nos Estados Unidos com os gostos dos estudantes (informação retirada dos perfis do Facebook)."
Os resultados estão no Blitz ou no Musicthatmakesyoudumb.

A mesma metodologia foi usada com os gostos de livros. Veja os resultados em Booksthatmakeyoudumb.

A ser verdade, seria apenas para o grupo etário/de escolaridade estudado. 
Tem que se partir do princípio que os resultados do SAT acompanham os dos testes de inteligência. Para além de todos os problemas ligados à avaliação da inteligência.
Por outro lado, os bons resultados na prova não querem dizer que se tenha bons gostos musicais ou literários, o que é uma coisa discutível. Só faltava que não fosse !
___________________________

* O SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) é um exame educacional padronizado nos Estados Unidos aplicado a estudantes do ensino médio, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas.


Sem comentários:

Enviar um comentário