16/10/14

"Classes especiais"

O Despacho normativo n.º 13/2014, de 15-9-2014,do ME, Gabinete do Ministro, diz no


O artº 22 é uma verdadeira confusão. Eufemisticamente chama "grupos de homogeneidade relativa" a  uma coisa que toda a gente sabe o que é: "classes especiais" ou "turmas especiais" ou "turmas de nível".
As "classes especiais" já foram experimentadas há muitos anos. O processo é velho, iniciou-se em 1900, e, depois de tanto se falar em inclusão que é o processo educativo que deve ser seguido, não faz qualquer sentido que ressuscitem estas etapas já desgastadas. 
O mais estranho é que também os alunos com precocidade excepcional e sobredotação estão incluídos nesta confusão.

Longe de mim desvalorizar as experiências do Programa Mais Sucesso Escolar.



Há projectos que apresentam resultados positivos e melhorias, segundo as informações que nos chegam. Assim:
"Projeto que separa estudantes com mais dificuldades em grupos à parte nasceu em 2008, em agrupamento da Póvoa de Varzim. Teve êxito. Mas a própria mentora do Fénix, que envolve mais de cem escolas, diz que há más imitações.
Dos 269 agrupamentos de escolas analisados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) no final do último ano letivo, houve um que se destacou de toda a concorrência nos progressos dos alunos: chama-se agrupamento do Campo Aberto, é da Póvoa de Varzim e foi o primeiro a lançar, em 2008, na sua escola de Beiriz, um método de ensino que ultimamente voltou a ser notícia: a separação de alunos com maiores dificuldades em núcleos de trabalho, ainda que nunca os afastando da turma original, aquilo a se chamou "turmas de homogeneidade relativa". Chamaram-lhe Projeto Fénix, numa alusão à ave mitológica que renasce das cinzas." (Pedro Sousa Tavares, DN, 17 setembro 2014)

Ou que podemos ver nos webninars:
O Projeto Fénix no 1.º Ciclo - Pedro Pinto, Joaquim Pinto, 2013.05.15
Projeto Fénix – Programa Mais Sucesso Escolar - Fernando Elias, Teresa Lopes, Dulce Chagas, Teresa Cerqueira, 2013.01.16 
PMSE - A tipologia Fénix- Luísa Moreira, 2011.12.7

Conforme foi dito, há más imitações. Quantas experiências destas falharam ?

O artº 24, poderá ser o caminho para ajudar a resolver o problema das dificuldades que os alunos experimentam na escola, principalmente a partir do 2º ciclo.

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