27/02/14

Ética, disciplina e escola


Em entrevista recente, Marçal Grilo, critica a situação actual da educação e lembra que na escola há três áreas fundamentais: os conhecimentos de base, os comportamentos e atitudes e a área dos valores. Nos valores, há imenso a fazer, se há algo que o país e o mundo perderam, foi a ética, parece varrida do comportamento das pessoas. 
De facto a escola também é comportamento, atitudes e valores. Estas são as condições básicas para que haja disciplina e, em consequência, beneficiar o currículo académico.
O que acontece é que encontramos turmas com elevados níveis de indisciplina onde ensinar é uma verdadeira acrobacia pedagógica.
Era de esperar que assim fosse quando se criou a escola inclusiva, obrigatória, primeiro até aos 14 anos e depois até aos 18 anos.
Estes aspectos do currículo são transversais a muitos países desenvolvidos e democráticos.
Também não é um problema actual. A questão da disciplina existe desde que existe escola. 

Mesmo assim, temos a ideia de que, actualmente, o problema parece mais extenso e mais profundo. É necessário analisar o problema de vários pontos de vista: dos alunos-indivíduos, do grupo-turma-sala de aula, da escola-organização e do próprio sistema educativo.
Há alunos com perturbação do comportamento e alunos desmotivados que são um peso no progresso das aprendizagens do grupo/turma.
É verdade que há turmas inteiras onde parece reinar a indisciplina:
- Alunos provocadores dos comportamentos de indisciplina, líderes negativos ou bodes expiatórios, são os actores principais,
- alunos que entram no jogo e colaboram de forma convicta ou por medo de sair do grupo, são os actores secundários,
- e outros alunos que pela sua passividade ou pelo cansaço de todos os dias assistirem a estes episódios, se desinteressam de ter qualquer intervenção, são a assistência.

Que fazer? O aluno é sancionado: repreendido, suspenso ou muda de escola. No entanto, estas medidas muitas vezes não têm resultados, pelo menos visíveis, e tudo continua na mesma.
Que mudança de comportamento podemos esperar de um aluno que durante toda a vida escolar vai ter sempre negativa a matemática ou português ?
Para além das medidas sancionatórias é necessário tomar medidas pedagógicas (os regulamentos internos prevêem algumas) e psicológicas como o treino comportamental e a remotivação.
Por outro lado, é necessário modificar o ambiente da sala de aula, os pares, condições físicas, as carteiras escolares, os meios pedagógicos... Seleccionar as actividades que mais interessam aos alunos, a possibilidade de exercerem as suas características positivas, as suas forças de assinatura (Seligman), em vez das negativas.
Obviamente que a família tem também que apoiar o esforço da escola e dos professores que se interessam.
Apesar de tudo o que pode parecer em sentido contrário, a escola continua a ser um dos lugares onde a ética não foi varrida do comportamento das pessoas.

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"O país não resiste a este pingue-pongue".

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