11/09/13

Os dons do jardim de infância


Os dons de Froebel (tirada daqui )


O jardim de infância faz parte da nossa vida, provavelmente, mas quase por certo faz parte da vida dos nossos filhos e dos nossos netos. Vivenciamos estas situações de forma diferente quando somos os alunos, os pais ou os avós, mas igualmente nos emocionamos em cada uma destas novas situações: Como será que se vai adaptar à educadora, aos colegas, como vai brincar, alimentar-se, falar do pai e da mãe, da família ?
Vai chorar, vai chamar pela mãe, vai ser posto de parte pelos companheiros, estará interessado nas actividades, vai isolar-se ? 

Embora muita gente da minha geração não tivesse jardim de infância e não foi por isso que deixaram de ter carreiras profissionais, algumas brilhantes, é hoje entendida, genericamente, a importância que o jardim de infância tem na sociedade actual .
Digo sociedade actual porque foram as condições sociais principalmente o trabalho da mulher e a ausência da família alargada que a necessidade de respostas deste tipo se tornou imprescindível. *

Mas o jardim de infância vale por si na medida em que ele é necessário para o desenvolvimento das crianças.
É tão importante que há quem considere que "tudo o que eu devia saber na vida aprendi no jardim de infância". (título do livro de Robert Fulghum)
Obviamente que muitas coisas que precisamos saber também aprendemos com os pais e com a sociedade mas muitas das bases da nossa educação e cultura vêm do jardim de infância. É um tempo crucial para o desenvolvimento e para a formação da nossa personalidade.
Os dons do jardim de infância ou os pilares fundamentais do jardim de infância, como os dons de Froebel, o criador do primeiro jardim de infância (kindergarten), continuam a ser: o jogo, o trabalho, a disciplina e a liberdade. 
Aprende-se, principalmente, a ser autónomo, independente, a fazer a sua higiene, a falar bem, a jogar, a respeitar os colegas, a arrumar, a pedir desculpa, a pedir por favor, a dizer bom dia, a ter cuidado com o trânsito, a ser pacífico, a aprender a pensar o que os outros pensam (teoria da mente).
É um dos períodos de desenvolvimento mais engraçados da nossa vida dada a pouca preocupação com a lógica ou com a realidade e em que a criatividade e associação livre estão sempre presentes.

Se hoje em dia todos os pais compreendem que os filhos devem frequentar o jardim de infância, pelos dons que transmitem à criança, os pais têm que conversar sobre este assunto tão importante e tomar uma decisão em relação ao jardim de infância que melhores condições oferece.
Os pais devem ter confiança na instituição e na educadora. Tem que se ter confiança para lhes podermos entregar o que de melhor temos da nossa vida. É uma situação da máxima responsabilidade.

É por isso que o jardim de infância e a escola estão bem e recomendam-se. As instituições educativas são lugares agradáveis e pacíficos, no mínimo tão pacíficos como as famílias e a sociedade em que estão inseridos.
É por  isso que, como pais e avós, continuamos a confiar nos educadores e lhes entregamos todos os dias os nossos filhos e netos. Para que continuem a desenvolver-se de uma forma equilibrada e a aprender os valores da paz e da vida em sociedade.  
Nem podia ser de outra maneira. Que pais deixariam os seus filhos num lugar que não fosse agradável, de confiança e de paz ? 

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