12/09/13

O fracasso aprendido



Enciclopédia da Psicologia, Oceano, vol. 1, pag.188


Aqui, é  muito bem analisado o que se passa com estas pessoas (malhadiços).
M. Seligman mostrou, cientificamente, que era assim que acontecia na experiência sobre o fracasso aprendido (também chamado fraqueza aprendida ou desamparo aprendido).
A. Beck, com base em dados clínicos, "acha que que a condição do paciente pode ser entendida como resultando de uma tríade de crenças intensamente negativas e irracionais sobre si próprio, o seu futuro e o mundo circundante. O indivíduo acredita que não serve absolutamente para nada, que o seu futuro é desolador e que, aconteça o que acontecer à sua volta, será sempre para pior." (Gleitman, Fridlund e Reisberg, Psicologia)
Em educação, este é um assunto de extrema importância. Há quem continue a achar que a punição física e ou psicológica não tem importância nenhuma mas, como já aqui tínhamos dito, "não há palmadas pedagógicas".  Conhecemos há muito tempo as evidências negativas deste tipo de educação.
Fenómenos como o dos alunos gozados (bullying), na escola e ou nas redes sociais, são perturbadores do desenvolvimento e às vezes têm desfechos fatais.
No interior das sociedades e na política internacional, a interacção e cooperação não seria uma estratégia mais eficaz do que aquela que tem sido seguida ?
Em democracia, tem que haver sempre saídas e nada tem que ser inevitável, mesmo que as alternativas de cooperação tenham que ser procuradas até à exaustão.

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