18/10/12

Manipulação positiva, manipulação negativa

Por várias vezes falámos aqui de manipulação. Normalmente a manipulação tem uma conotação negativa e terrível. No entanto, a manipulação para se fazer aquilo que eu quero é uma coisa, a manipulação para o que deve ser feito é outra. O problema é: quem sabe o que deve ser feito ?
O termo manipulação ou manipulação das ideias está presente na nossa vida: é o que fazem os pais e os filhos, os líderes, os chefes das empresas, os professores.
Uma simples t-shirt com um slogan é uma forma de manipulação. As palavras de ordem nas manifestações são manipulação, seja "que se lixe a troika queremos as nossas vidas" ou o pin que os membros do governo usam na lapela.
Há a manipulação da felicidade, da alegria e do bom humor como a manipulação do mágico que nos quer fazer acreditar que tira um coelho da cartola ou que tira moedas do nariz.
Temos dificuldade de distinguir informação de contra informação, propaganda e contra propaganda, na certeza de que os gabinetes de agit-prop  estão cheios de trabalho...
São horas de massacre dos comentadores nos canais de cabo, das notícias repetidas mil vezes, das reportagens redondas e anunciadas, da adjectivação, do desrespeito e da descredibilização das instituições, da maledicência interpessoal dos políticos.
As campanhas eleitorais são manipulação extrema e as promessas dos políticos como a diminuição dos impostos, a baixa do custo de vida, o estado social, continuam a produzir o efeito desejado como acontece com os impostores...
Nas famílias passa-se a mesma coisa: o discurso do casal em separação ou divórcio relativamente ao desentendimento sobre o cuidado dos filhos, as cenas à volta da atribuição do poder parental, a manipulação dos filhos relativamente a um dos progenitores que redunda, normalmente, em manipulação maldosa e perniciosa.
Querendo ou não,  a manipulação faz parte da nossa vida. O que estou aqui a dizer, a minha opinião, é uma forma de dizer que eu tenho razão e, portanto, devem concordar comigo. É uma forma de manipulação.
Manipulação das ideias e persuasão não devem ser confundidas. A manipulação das ideias consiste num conjunto de informações que nos chegam ao cérebro de forma inconsciente para obter comportamentos relativamente focalizados.  A persuasão visa modificar as opiniões e atitudes e são o centro da vida democrática...
Para obter eficácia a manipulação é preferível à persuasão mas as duas constituem a comunicação comprometida, isto é, um discurso de persuasão que não é recebido passivamente mas acompanhado de uma acção empenhada como a assinatura de uma petição, um autocolante, o trabalho de grupo para criar um slogan...
A persuasão só por si  parece cada vez mais letra morta. (Le cercle Psy)
Há formas de manipulação positiva, a manipulação para o bem e a manipulação negativa e perniciosa.
A educação é também uma forma de manipulação. Freud falava da educação como repressão exigida pela integração na cultura. Seja em que cultura for a manipulação positiva é o que se faz com a educação da criança na família e na escola para mudarmos o seu comportamento e atitudes. O mesmo é dizer que uma criança não apresenta comportamentos desajustados por causa da sua natureza. Não, o mal não está nos seus genes. É por isso que na consulta psicológica digo aos pais que não devem punir fisicamente os filhos porque eles não são maus. O seu comportamento é que deve ser punido. Mas os factores que influenciam o comportamento são tão diversos que seria injusto atribuir à natureza da criança essa responsabilidade.
Voltamos a Rousseau, então ? Não. Os maus comportamentos devem ser punidos mas a natureza da criança não é disso responsável.
A manipulação positiva faz bem à saúde. Utilizar a manipulação para mudar comportamentos como o tabagismo, alcoolismo, toxicodependência, ou para incentivar comportamentos saudáveis, mudar o comportamento na refeição ou na hora de dormir das crianças... tudo isto está a acontecer agora na nossa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário