23/11/11

" Rumos novos, contos velhos"

A gerontocracia é uma forma de poder oligárquico em que uma organização é governada por líderes que são significativamente mais velhos do que a maior parte da população adulta. Por vezes, aqueles que detêm o poder não ocupam formalmente as posições de liderança, mas dominam quem as ocupa.(Wikipedia).


Com Szent-Györgyi (cap. XII d' "O macaco louco"), podemos pensar na gerontocracia:
... só no inicio da vida se podem implantar noções no cérebro; mais tarde o cérebro endurece e deixa de ser maleável.
...
No homem, esse endurecimento cerebral parece ocorrer cerca da quarta década; depois dessa idade o cérebro é cada vez mais incapaz de assimilar novas ideias...
O nosso mundo actual é uma gerontocracia, dominado por pessoas cujos cérebros endureceram antes da era atómica. Tomam medidas que poderão ter sido acertadas antes desta era, mas que já não se aplicam à nova ordem.
...
Segui atentamente pela televisão a convenção democrática e a republicana de 1968. Três coisas me saltaram aos olhos. Primeiro, não vi jovens. 55 % das pessoas do mundo de hoje, a maioria portanto, têm menos de 30 anos.
...
Somos uma gerontocracia. A gerontocracia é um bom sistema em épocas de evolução lenta e quando o principal problema é a preservação dos valores, mas torna-se muitíssimo perigosa em períodos de evolução rápida, como o actual, em que a existência do homem depende da sua capacidade de se adaptar e de criar um mundo novo.
...
O segundo aspecto em que reparei, nas duas convenções nacionais do Verão de 1968, foi que não houve debates sobre princípios de governo nem sobre qualquer dos grandes problemas do nosso tempo. Tratava-se meramente de poder, de quem estaria «dentro» e de quem estaria «fora».
...
Os nossos partidos políticos, que foram criados para estabelecer e apoiar os princípios de governo, tornaram-se nada mais que instrumentos de ambição pessoal.
...
A terceira coisa que observei foi que não havia mulheres nas convenções. Onde estavam as mulheres ? As mulheres são mais sensatas do que os homens e os seus votos são tão bons como os deles. Além disso, são elas quem produz a carne para canhão.
...
Segundo parece, a gerontocracia busca o futuro no passado.
É disso que se trata aqui. A gerontocracia no seu pior. Concedo: tem um ou outro jovem e uma ou outra mulher mas também no seu pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário