O ME anterior instituiu prémios pecuniários para os melhores alunos do ensino secundário.
O actual ministro acabou com o prémio pecuniário individual atribuindo esse valor à escola para dotação de recursos educativos.
Discutiu-se muito sobre o actual ministro ter acabado com a verba de 500 euros para o melhores alunos do ensino secundário.
Podemos concordar que o timing foi de facto desajustado. Para além disso, não vejo motivo para não terminar com o prémio pecuniário individual.
Alguns "indignados" resolveram, mesmo assim, dar o prémio não do seu próprio bolso mas através da angariação de fundos ou de organizações que contribuíssem para a entrega dos prémios reparando o que no seu entender foi uma tremenda injustiça.
O que é interessante é que alguns foram pedir essas verbas a instituições que directa ou indirectamente dependem do estado.
Cada um é livre de fazer o que entenda. Os "indignados" fizeram muito bem e espero que o continuem a fazer nos próximos anos ! Mas seria mesmo bonito se dessem os prémios do seu próprio bolso !
Porém, entendo de outro modo: sou favorável à existência do dia do diploma ou o dia da graduação que em si próprio é o reconhecimento social de uma competência adquirida pelas novas gerações. Mas o prémio de mérito não passa necessariamente pelo dinheiro nem o reconhecimento social depende disso.
Atribuir prémios pecuniários não é de facto a melhor maneira de educar.
E o que pensar de atribuir prémios apenas às competências cognitivas ? Por que não há prémios para o esforço, para os comportamentos e atitudes cívicas e para a solidariedade ? Porque não há prémios de mérito para os alunos do 9º ano ? Ou para os alunos da universidade ?
Parece por isso uma medida ao acaso e até mesmo arbitrária.
A motivação de sucesso é essencialmente uma motivação intrínseca, isto é, o que motiva o sujeito para a realização da tarefa é o sentimento de competência e autodeterminação (Deci) que lhe proporciona a realização dessa mesma tarefa.
A tarefa do aluno é trabalhar para conseguir realizar as suas tarefas com sucesso sem necessitar de outros prémios como os pecuniários.
Precisamos de pessoas que lutem pela superioridade num campo apenas do interesse da realização e não pela recompensa material.
Não é de somenos importância acrescentar que os resultados do secundário são os que conhecemos do ranking mas também sabemos que esses resultados dependem de explicações e de outros factores não considerados.
É por isso que alguns alunos apresentam apenas motivação extrínseca e ganhar dinheiro é a finalidade da vida.
É por isso que é tão importante saber o que nos motiva. E é importante que o façamos desde cedo.
Se soubermos aprender que a motivação é o fundamental da vida podemos compreender a frase de Confúcio: “Descobre o que gostas de fazer e nunca mais precisas de trabalhar.”
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