27/06/10

O currículo na era digital


As tecnologias da informação e comunicação vieram modificar muitos aspectos da nossa vida. De uma maneira geral melhoraram o nosso quotidiano. O que tem sido possível realizar a nível da eliminação de barreiras no caso das deficiências motoras e sensoriais, visuais e auditivas, das ajudas técnicas, são bons exemplos dessa realidade.
Temos vindo a descrever as potencialidades que as tecnologias da informação e comunicação podem acrescentar ao desenvolvimento do currículo. Mas os progressos da tecnologia trazem também outros problemas  nas interacções humanas como as novas formas de violência.
Maior velocidade na internet devia levar a maior possibilidade de aproximação das pessoas mas muitas vezes leva ao seu afastamento.
O Plano tecnológico da educação pode servir para essa aproximação ou para esse afastamento, em banda larga, isto é, em grande velocidade. 
E de certeza que as novas tecnologias não substituem a relação humana nem, mais especificamente, a relação pedagógica da sala de aula. Nenhuma banda larga substitui o estreito relacionamento, face a face, professor-aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário