09/06/15

Felicidade

Felicidade foi tema do Prós e Contras. Painel de luxo. Ouvir estes profissionais extraordinários faz-nos bem. Talvez gente do governo e da oposição, principalmente aquela mais infeliz, aprendesse alguma coisa, se é que já não sabe tudo. Sem esquecer os comentadores especialistas em economia e finanças, crescimentistas mágicos e indignados com a crise.

Sobre a felicidade um bom exemplo a seguir: 
Dan Price, fundador da Gravity Payments, deixou loucos os funcionários da empresa quando lhes comunicou a alteração na política de pagamentos da empresa. Anunciou, numa reunião, que os trabalhadores vão receber, nos próximos 3 anos, um aumento de salário para um mínimo de 63 mil dólares anuais.
A iniciativa de Dan Price aconteceu depois de ter lido um estudo* que compara o ordenado que temos com a felicidade. O trabalho levanta a questão: “O dinheiro compra felicidade?”
Os resultados indicam que o bem-estar emocional aumenta substancialmente até aos 68 mil euros anuais. A partir daí, é verdade que o dinheiro compra satisfação na vida, mas não felicidade.

Por cá, também temos exemplos:
"Paga salários acima da média, ginásio e férias para ver trabalhadores felizes."
__________
* Daniel Kahneman and Angus Deaton, «High income improves evaluation of life but not emotional well-being»

Sem comentários:

Enviar um comentário