No sec. XIX, o papel da mãe ganha cada vez mais importância, cada vez com mais responsabilidade na educação e na transmissão dos valores morais. A imagem do pai perde prestígio e autoridade passando esta a ser assegurada por outras figuras: o mestre escola, o juiz de menores, a assistente social, o educador, o psiquiatra.
A ideia da criança como um mal, como negação do homem começa a alterar-se a partir da Idade Média....mas só mudará completamente no final do sec. XIX, com a visão de Freud: “ a criança pai do homem”.
A mãe passa a ter objectivos, é a figura central da família: o recém-nascido e a preocupação maternal primária (Winicott).
Emerge o valor simbólico do pai “é pela palavra e não pelo contacto físico que os pais se fazem amar e respeitar pelos filhos” (Françoise Dolto).
Anchise Picchi - The mother
No sec. XX, a amamentação decaiu progressivamente na Europa, generalizando-se o biberão e afastando-se a mãe do bebé.
As rotinas nos hospitais e maternidades, proporcionam pouco tempo de contactos entre mãe e recém-nascido.
O bebé ficava deitado várias hora durante o dia criando limitações à comunicação visual e é em regra alimentado com intervalos regulares durante o dia, a temperatura infantil é garantida por meios artificiais de calor.
Isto significa que a estimulação social é num número cada vez mais significativo de casos, repartida por outras pessoas em vários locais, nomeadamente: amas, creches, infantários.
Nos últimos 50 anos do sec. XX surgem um conjunto de investigações que mostram a importância da vinculação e o amor.
“... É precisamente a contingência deste amor, ou ainda a sua fragilidade bio-psico-social que implica a nossa responsabilidade de intervenção” [1]
A partir dos anos 60 surge aquilo que a condição masculina tinha pelo menos historicamente recusado - o amor paternal.
Os papéis sociais de marido e mulher alteraram-se e identificam-se cada vez mais.
Recomenda-se a amamentação sistemática e precoce....
Modos de relações pais filhos - evolução das investigações no sec. XX
(baseado em DeMause e L. Kanner)
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Modos
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Época
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Evolução da
investigação e respostas
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Socializante
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1900-1910
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Instrução
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Psicometria - trabalhos de Binet
Freud- tendências dinâmicas em Psiquiatria
Beers- movimentos de higiene mental
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1910-1920
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Criação de organismos comunitários
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São abertos os primeiros centros de reeducação para delinquentes
Lares para crianças
Escolas especiais
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1920-1930
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Acção sobre quadro familiar e escolar
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Centros de apoio infantil (médicos, psicólogos,
assistentes sociais)
Métodos educativos apropriados, ultrapassando o
conceito de atraso intelectual
Organizam-se os primeiros grupos de pais de alunos
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1930-1940
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Trabalho com crianças
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Generalização dos métodos psicoterápicos (terapia
pelo jogo...)
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Cooperante
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1958
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Bowlby
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Publica o trabalho “ The nature of the child’s tie
to his mother” e utiliza pela primeira vez a expressão Vinculação como
impulso primário, de natureza instintiva, esclarecendo que o comportamento
instintivo não é herdado o que é herdado é o potencial para desenvolver
sistemas comportamentais.
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1959
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Harlow
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Ligação precoce (“A natureza do amor”)
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1969
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M. Ainsworth
e M. Main |
A vinculação segura.
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[1]
Gomes-Pedro,
J - A criança e a família, Cadernos
de Curso Pós-básico, nº 10, Escola de Educadores de Infância, 1988, pag. 20.
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