29/10/10

O desordenador


Era de esperar, com tantos Magalhães, e-escola, e-escolinha, tantos computadores e-professor, e-oportunidades, com o PTE, em suma, com tantos computadores era de esperar  que as contas batessem bem.
Não.
Os computadores não são os verdadeiros responsáveis mas quem acredita nos progressos das ilusões: as ilusões sociais, as ilusões técnicas, as ilusões da segurança,  mas o mundo continua com a sua crueldade, a sua corrupção, a sua  insegurança...

"Julgar que o computador serve para tudo é correr ao encontro de decepções e de catástrofes sem precedentes. Julgar que o computador não serve para nada, é renunciar a um arsenal de serviços a que nenhum observador de boa fé contestará o valor. O maior perigo para o homem será ceder ao seu temor pela máquina e começar a fugir, ao mesmo tempo, dos benefícios da tecnologia.”

“O desordenador é perigoso: tende a sobrevalorizar as estatísticas, as médias, as massas em detrimento do indivíduo e dos seus sentimentos. A felicidade não é codificável.”

“ Em caso algum um computador poderia ser ridículo. Pelo contrário, em todos os casos, o homem torna-se ridículo quando destina uma máquina a fins ridículos.”

 "O desencanto cresce mais depressa que o progresso. Após as delícias do possível, as brutalidades do real."
Por isso, as contas bateram mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário