07/09/16

Regresso ao trabalho



 
 
Estamos de regresso ao nosso programa e, como nos anos anteriores, iremos dar aqui a nossa opinião livre sobre temas que, penso, podem interessar aos nossos ouvintes. No nosso caso, vamos continuar a falar de psicologia, de psicopedagogia, de escola e de todas as situações sociais, culturais e políticas que mais relação têm com a educação, fazendo uma compreensão dessas situações à luz da psicologia.
Para começarmos, hoje vamos falar do regresso ao trabalho e das implicações psicológicas que pode ter para cada um de nós.
Em psicologia diferencial, sabemos que a mesma situação ou estímulo pode desencadear respostas diferentes segundo a personalidade. É também o que acontece com o fim das férias e o regresso ao trabalho.
Com a generalização das férias a todos os trabalhadores, o ciclo trabalho-férias-trabalho criou um desfasamento cada vez mais profundo entre as duas actividades… e, inclusive, podemos falar de uma entidade psicopatológica: stress pós-férias ou síndroma pós-férias, isto é, a dificuldade grave do regresso às rotinas do trabalho.
Esta perturbação afecta 40 % dos portugueses, mais mulheres do que os homens e mais a faixa etária 25-45 anos (dados de 2015). Apresenta alguns destes sintomas:

Físicos
%
Emocionais
%
Comportamentais
%
Dores musculares e de cabeça
Cansaço
Insónia
Problemas gastrointestinais
87
83
42
28
Angústia
Ansiedade
Culpa
Raiva
89
83
78
61
Uso de drogas e medicamentos
Consumo de bebidas alcoólicas
Consumo de comidas calóricas
Tabagismo
68
52
38
33
Alexandra Carita (texto) e Ana Serra (infografia), "Era bom mas acabou-se", A revista do Expresso, 3/9/2016

De facto não é fácil  adaptar-se de novo às rotinas, aos horários, aos mesmos ou novos colegas de trabalho de quem se gosta menos...
A psicóloga Kathleen Hall, consideram que “o stress que costuma marcar o regresso ao trabalho envolve uma reacção, muitas vezes difícil, de adaptação ao dever, em oposição ao lazer registado durante as férias”. Para ela, “a ansiedade e tristeza sentidas no regresso à rotina serão tanto maiores quanto mais longo for o período de férias”.

Mas a reacção de stress pode estar mais relacionada com o regresso a um ambiente de trabalho desagradável, desmotivante e até  hostil, do que com o fim das férias. Stress pós-férias  é uma coisa, insatisfação no trabalho outra coisa completamente diferente
Para mim sempre foi pacífico o regresso ao meu local de trabalho, à escola. Por ser um local onde me sentia motivado e feliz, desejava voltar com entusiasmo.
Agora o problema é outro: não voltar. Este não regresso é um tempo  nostálgico de rotinas de anos que deixaram de se repetir. Voltar a ver os colegas com quem se desenvolveram tantos projectos, se criaram relações fortes que ficaram  para a vida, faz-nos ter esse sentimento de saudade de um tempo em que para além de sermos  mais novos, éramos mais activos, mais empreendedores e também mais iludidos com os resultados da nossa intervenção profissional.
Com stress pós-férias ou com tranquilidade são as formas alternativas de viver o   regresso ao trabalho.
Mas, para quem já não regressa ao trabalho, como no meu caso, podemos ainda viver e sofrer com a nostalgia de tantos regressos ao local e ao trabalho onde fomos felizes.
Bom trabalho. Até para a semana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário