"Madrid é a
metrópole mais populosa do sul da Europa e a terceira mais populosa do
continente. Na cidade vivem aproximadamente 3,23 milhões de pessoas
(5294,5 habitantes por km²) e a sua área metropolitana tem mais de 6,5
milhões de habitantes.
A cidade é conhecida pelas suas largas avenidas e por quatro circulares rodoviárias principais, ligadas por uma infraestrutura rodoviária radial. Mas Madrid é também famosa pelo seu sistema de transportes públicos de grande capacidade: uma rede de metropolitano com 293 km e nove linhas de comboios suburbanos com 89 estações que ligam a área metropolitana à cidade, onde existem 13 grandes interfaces de transportes. A rede de autocarros urbanos, com 200 linhas que percorrem trajetos com uma extensão total de aproximadamente 775 km, cobre áreas não abrangidas pelo metropolitano. As 1 560 bicicletas elétricas do sistema público de bicicletas e os serviços de partilha de automóveis reforçam a flexibilidade de transporte.
Quarenta e três por cento do espaço total da cidade é destinado aos peões; 42 por cento dos cidadãos utilizam transportes públicos, 29 por cento deslocam-se a pé e 29 por cento utilizam veículos privados. Apesar da repartição modal já positiva, o PMUS de Madrid pretende continuar a desencorajar a utilização de automóveis particulares em favor dos transportes públicos e de modos de transporte ativos, com vista a reduzir os impactos negativos do tráfego automóvel e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos."
A cidade é conhecida pelas suas largas avenidas e por quatro circulares rodoviárias principais, ligadas por uma infraestrutura rodoviária radial. Mas Madrid é também famosa pelo seu sistema de transportes públicos de grande capacidade: uma rede de metropolitano com 293 km e nove linhas de comboios suburbanos com 89 estações que ligam a área metropolitana à cidade, onde existem 13 grandes interfaces de transportes. A rede de autocarros urbanos, com 200 linhas que percorrem trajetos com uma extensão total de aproximadamente 775 km, cobre áreas não abrangidas pelo metropolitano. As 1 560 bicicletas elétricas do sistema público de bicicletas e os serviços de partilha de automóveis reforçam a flexibilidade de transporte.
Quarenta e três por cento do espaço total da cidade é destinado aos peões; 42 por cento dos cidadãos utilizam transportes públicos, 29 por cento deslocam-se a pé e 29 por cento utilizam veículos privados. Apesar da repartição modal já positiva, o PMUS de Madrid pretende continuar a desencorajar a utilização de automóveis particulares em favor dos transportes públicos e de modos de transporte ativos, com vista a reduzir os impactos negativos do tráfego automóvel e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos."
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