20/02/15

Um saloio... de categoria



O Insurgente
"A provinciana - mas só de espírito", Mário Amorim Lopes (20/2/2015)
...
 "Uma vez mais, Clara Ferreira Alves recorda-nos que Cavaco é um saloio. Curiosamente, acertou. É verdade, Clara. Cavaco é saloio. Cavaco é um tipo de Boliqueime — terra algarvia que as pretensas gentes de bem nem sequer sabiam que existia até, lá está, vir o saloio do Cavaco —, que ajudava o pai a cavar batatas. Depois estudou, trabalhou, esforçou-se, chegou a assistente, professor auxiliar, associado e catedrático, trabalhou no Banco de Portugal, depois 1º Ministro, Presidente da República, e é isto que enerva profundamente a esquerda caviar, que partilha com a direita ultramontana a proximidade com o berço — é que o saloio deu-vos 10 a 0. Não sabe distinguir o copo do vinho do copo de água, mas fez mais na vida dele que vocês, os vossos filhos e os vossos netos alguma vez farão. É como o fidalgo que nasce com a sua fortuna e vê o pobre a tornar-se burguês, a usar fato, e a ir passar férias onde o fidalgo, embora abastado, nunca foi.
Custa, não custa? "
Como é que dizem as crianças? "Quem diz é quem é?" Aliás, também tenho dificuldade em distinguir o copo do vinho do copo da água. Mas distingo bem o vinho da zurrapa.
De facto, Cavaco, Presidente da República, veio do povo, por mais saloio que seja. E esta é uma categoria que nem todos têm.

Daqui
( Saiu da pág. da Presidência da República)


Pt plelection pr 2011.PNG


Sem comentários:

Enviar um comentário