Há necessidade de um instrumento de informação realista que permita gerir as expectativas e motivações dos alunos relativamente ao seu desempenho escolar.
Temos os planos de recuperação, acompanhamento e desenvolvimento. Sabemos que a ineficácia destes planos principalmente de recuperação e de acompanhamento é muito grande. Para além de serem muitas vezes um exercício formal necessário (é interessante que, na escola, para abreviar, se fala muitas vezes de plano de retenção...).
Por isso este instrumento pode ser um óptimo contributo no conjunto de medidas que podem ser implementadas, designadamente os planos de melhoria.
Por isso este instrumento pode ser um óptimo contributo no conjunto de medidas que podem ser implementadas, designadamente os planos de melhoria.
Se nos confrontamos com a questão: um aluno que inicia um ciclo com nível 2 numa determinada disciplina que expectativa poderá ter da sua aprendizagem, do seu esforço ? Infelizmente, a resposta será de que venha a terminar com nível 2.
Claro que isso não faz sentido e a gestão da expectativa deverá ter como meta o nível seguinte.
Por isso, é necessário que se faça alguma coisa e esta informação disponibilizada através deste instrumento de trabalho do Prof. Júlio Diamantino poderá trazer algo de novo à orientação e aconselhamento do aluno no âmbito do SPO e do conselho de turma..
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