14/11/12

Simpatia: qualidade essencial do professor


Georges Mauco, em 1967 (edição portuguesa de 1968), pesquisou junto dos alunos a qualidade essencial do professor. A simpatia definida na tabela abaixo caracteriza o professor amado pelos alunos.
A lista define quase um adulto sem defeitos que é aquilo que se pede ao professor que seja.
A simpatia do professor é essencialmente a sua disponibilidade afectiva para com o aluno e, por isso, é muito mais do que um técnico competente que dá aulas. Foi sempre assim mas hoje, mais do que nunca, face aos problemas que os alunos apresentam na sala de aula, principalmente com perturbação do comportamento e de oposição, perturbação de hiperactividade com défice de atenção,  são necessários  professores com estas características. 


Professor simpático
Professor antipático
Firme, benevolente e confiante.
Amabilidade natural.
Gostando dos alunos.
Um grande camarada.
Calmo e amável.
Cordialidade, bondade, paciência.
Alegre e bom.
Nobre, discreto e correcto.
Procurava compreender os alunos.
Maternal e gostava de nós.
Gostava da sua aula e dos seus alunos.
Gostava de todos os alunos com «benevolência»,
Humana e dura (isto é, firme).
Justo, amável e confiante.
Simples e bom.
Delicada e amável.
Compreensivo e divertido.
Gostava dos alunos com autoridade.
Todos gostavam dele.
Encorajava com bondade.
Cordial e amável.
Primeiramente severo, punha depois à vontade.
Contacto directo e firme.
Autoridade pessoal, amado.
Firmeza e disciplina sem castigos.
Simples e bonacheirão.
Benevolente e afectuoso.
Delicado, amável e bondoso.
Temido e respeitado, mas amado.
Quase paternal.
Excelente coração.
Gostava dos seus alunos e respeitava-os.
Vivo e sensível.
Preocupava-se com os seus alunos.
Comunicativo, sociável, disciplina natural devido à personalidade do professor e ao seu juízo.
Alegre, sempre de humor constante, procurava interessar.
Nunca distante, podia-se-lhe falar.
Distante e vago.
Mole e sem entusiasmo.
Distante.
Glacial, exigente e julgando-se perseguido.
Pouco caloroso.
Duro e distante.
Autoritário e frio.
Colérico e com movimentos ridículos.
Injusto, não gostava de crianças.
Distante e altivo.
Nada de pessoal e humano.
Caprichoso, preguiçoso, sem autoridade.
Seco, minucioso, irónico.
Colérico, brutal, não se interessava, muito distante, frio.
Distante e trocista.
Muito distante e frio.
Brutal, sem qualquer esforço para compreender.
Afastado de todos os problemas (dos alunos).
Desconfiado, lunático.
Não se interessava pela aula.
Irregular, altivo ou demasiado familiar.
Procurava agradar, vexado quando não conseguia.
Não estimado, não obedecido.
Gritava muito, castigava injustamente.
Falta de tacto, frio, distante.
Gostava de meter medo.
Colérico e mau.
Muito distante e parecia ausente.
Orgulhosa e colérica.
Brutal e sem coração.
Estava como que ausente.
Não fazia trabalhar, não se interessava.
Desdenhosa, fria, dava as aulas
com indiferença.
Pouco justo nas sanções, parcial nas recompensas.    

1 comentário: