02/03/12

As fraquezas e as forças

Temos tendência a dividir a sociedade em duas partes, como acontece com a luta de classes, sempre com ideia de que os trabalhadores são os bons e os empresários são os maus da fita mas estes podem pensar que é exactamente ao contrário.
E há quem pense que a sociedade é isso e evolui dessa maneira: uns contra os outros, a luta de classes permanente, a guerra social contínua. Pode adoptar novas designações mas no fundo a clivagem dos bons contra os maus permanece. Dividir o mundo em bons e maus ou em "descomplexados competitivos" e "preguiçosos autocentrados" (P. Pereira) torna tudo mais facilmente entendível. Mas o mundo é muito mais complexo e não se coaduna com esta visão mecanicista da sociedade.

Refere P. Pereira que: "O curso de História, se tivesse feito parte do currículo do desempregado, colocá-lo-ia de imediato na categoria de "preguiçoso autocentrado", antiquado e inútil, "piegas" e queixoso, a quem é preciso dar um abanão de pobreza a ver se se torna "competitivo". Estamos, como já referi, perante uma nova forma de luta de classes: a que opõe "descomplexados competitivos" a "preguiçosos autocentrados".
Foi sempre mais fácil encontrar estereótipos sociais com este  dualismo simplificador que de facto não existe na realidade. Há trabalhadores competentes e incompetentes e empresários competentes e incompetentes. O que acontece é que o ser humano tem dentro de si as duas coisas: uma parte positiva e uma parte negativa que é, se quisermos,  o lado lunar (Carlos Tê/Rui Veloso)
Toda a alma tem uma face negra
Nem eu nem tu fugimos à regra
Tiremos à expressão todo o dramatismo
Por ser para ti eu uso um eufemismo
Chamemos-lhe apenas o lado lunar

O sr. Primeiro Ministro quer viver num país melhor e ele tem um lado positivo e também um lado piegas. (Não quero aqui deturpar a frase do sr. Primeiro Ministro que se referia aos alunos que deviam estudar e não ser piegas).  É como eu que tenho esses dois lados: um com grande vontade de trabalhar e de fazer todos os dias melhor e outro em que só me apetece ir para a praia, para o sul e para o sol.
O líder da oposição certamente quer um país melhor mas não vejo porque é que há-de ter o exclusivo da parte positiva e dizer que todas as medidas estão erradas e que as dele estão certas.
Será que todos os políticos se levantam todos os dias com a mesma disposição para trabalhar ? Ou será que não lhes ocorre que podem estar errados ? Quem os ouve falar é levado a pensar que não têm defeitos. Estão sistematicamente contra.
A realidade é que todos integramos o sistema social com as fraquezas e as forças que resultam das características de cada ser humano.
Defender um passado recente que quase nos deixou no desastre com a megalomania de viver com o dinheiro dos outros, sem vontade para mudar, essas são as fraquezas.
Olhar para o futuro com outra atitude, sem pieguice, essas são as nossas forças e ambas fazem parte de cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário