17/11/10

Deixar de fumar

O problema da mudança de comportamento no caso do tabagismo tem vindo a merecer importância na nossa sociedade. Até há um dia do não fumador .
Este progresso deve-se à intervenção de várias pessoas e instituições que a partir dos anos 80 lutaram para que houvesse uma mudança substancial no consumo de tabaco como Fernando de Pádua e Manuel Barão da Cunha.
Fizeram-se progressos extraordinários e as estratégias que então definíamos para estas situações no campo da modificação dos comportamentos de risco para a saúde não estão ultrapassadas.
As medidas legislativas têm necessariamente quatro vertentes: medidas legislativas educativas/formativas, informativas, proibitivas, punitivas. Estas medidas devem estar em interligação com a investigação e com a avaliação.
Esta parece-me ser ainda hoje a metodologia para qualquer projecto de alteração de comportamentos prejudiciais à saúde.
A legislação proibitiva e punitiva sofreu grande alteração. Mas verificamos que às vezes ficamos apenas nas medidas legislativas proibitivas e punitivas.
Continuo a estar preocupado com o que acontece nas escolas. Apesar de ser proibido fumar nas escolas, isso não tem tradução directa no comportamento dos alunos. O consumo de tabaco pelos pré-adolescentes e adolescentes não abrandou. A medida proibitiva do consumo de tabaco na escola não reduziu drasticamente o comportamento tabágico.
A grande maioria dos consumidores inicia-se na escola, ou do outro lado do portão da escola. O que não é novidade uma vez que é na escola que passam o dia e é na escola que está um dos factores de pressão mais importantes para começar e continuar a fumar: os pares.
Sabemos também que a educação para a saúde, após tanto estudo realizado, continua a ter pouco significado e pouco impacto na modificação dos comportamentos.
É que mudar comportamentos é a tarefa mais difícil da educação. E não é apenas com medidas legislativas proibitivas e punitivas que isso se resolve.
O que fazer nas escolas ? O que fazer com os alunos ?
Foi positivo terem acabado as salas de fumo para os trabalhadores. Mas fumar ao portão da escola não é a melhor modelagem que podemos ter .
Se para alguns pais é sempre uma surpresa serem informados destes comportamentos dos seus filhos, noutros casos poderão, eventualmente, até ser incentivados em casa.
Há alguns pais que dão dinheiro para a compra de tabaco. Ou, o que é o mesmo, dão dinheiro para o lanche que, sabem ou desconfiam, terá outros fins, dado que não há qualquer controlo em relação a isso.
Há pais que não exercem a modelagem em casa em relação ao tabaco como em relação a outros comportamentos. ...
Então como mudar os comportamentos? Será que queremos mesmo mudar?

Sem comentários:

Enviar um comentário