08/03/17

8 de Março: mitos e realidade

8 de Março. Comemora-se o dia internacional das mulheres. Este dia foi oficializado pelas Nações Unidas em 1977. Tem a sua origem nas lutas operárias e sufragistas do início do século XX, quando as mulheres lutavam por melhores condições de trabalho e pelo direito de voto.
Quanto à sua origem, a criação de um «dia internacional das mulheres» foi proposta pela primeira vez em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, por Clara Zetkin, e foi aprovada por representantes de 17 países. O objectivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. *
Mas a data não foi logo fixada, e apenas a partir de 1917, com a greve das operárias de São Petersburgo, a tradição do 8 de Março passou a ter lugar.
Depois de 1945, o dia internacional das mulheres tornou-se uma tradição no mundo inteiro.

Mas a origem deste dia está baseada em alguns mitos.
«Em 1955, a manifestação de 8 março de 1857 foi citada pela primeira vez, explica Françoise Picq. E a origem lendária, retransmitida todos os anos na imprensa, substituiu a realidade»...
Também se trata de mito a associação do dia internacional das mulheres ao incêndio, que se verificou em 25 de março de 1911, na fábrica de confeçções (Triangle Shirtwaist) que vitimou 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é com frequência desde a década de 1950 erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional das Mulheres.  (Dia Internacional da Mulher)

Também a propaganda política se tem aproveitado desta data, principalmente nos países comunistas, até 1989, como, por exemplo :
Na antiga Checoslováquia, (1948-1989), a celebração era apoiada pelo Partido Comunista. O "Dia Internacional da Mulher"era então usado como instrumento de propaganda do partido, visando convencer as mulheres de que considerava as necessidades femininas ao formular políticas sociais. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presente do chefe… (Dia Internacional da Mulher)
Ou como na antiga RDA onde eram apresentadas as realizações do socialismo sendo uma delas, a igualdade de direitos entre homens e mulheres, um dado adquirido.

No entanto, apesar de todos os tipos de aproveitamento que é feito, a comemoração desta data, é de grande actualidade e continua hoje plena de significado. Estamos longe de conseguir obter a igualdade de direitos entre homens e mulheres e em algumas situações até houve retrocesso.
Por isso, as Nações Unidas escolheram como tema de 2017 do Dia internacional das mulheres, o 8 de Março,  «as mulheres num mundo de trabalho em evolução: por um mundo 50-50 em 2030 ».
No contexto actual do mundo do trabalho, apenas 50 por cento das mulheres em idade de trabalhar fazem parte da mão-de-obra mundial contra 76 por cento dos homens. Além disso, uma grande maioria das mulheres trabalha na economia informal, ... com fraca protecção social. A igualdade entre os sexos no mundo do trabalho é um imperativo do desenvolvimento durável. »


Les femmes au sein de la population active mondiale

Nascer menina, nos dias de hoje, em quase todos os países, é poder contar com maiores dificuldades, à partida, em todas as vertentes da vida. Ora, a igualdade de direitos entre homens e mulheres começa na infância, na igualdade de direitos como a educação e porque, pela educação, se fará mais facilmente essa igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.

 

___________________________
* Certamente houve antecedentes, em vários países, como por exemplo na Alemanha ("A luta das mulheres na Alemanha"):
Em 1865, foi fundada em Leipzig a associação Geral das mulheres alemãs - a sua luta incidiu,  sobretudo, na formação das mulheres, exigindo o seu acesso às universidades... Em 1893, primeiro liceu para raparigas... A partir de 1908, as mulheres foram admitidas às universidades prussianas.
Em 1891, o SPD integrou no seu programa a exigência do direito de voto feminino. E, em 1902, foi fundada a Liga alemã pelo direito de voto feminino.
Entretanto, surgem mais oportunidades de trabalho, o fim do espartilho, a participação das mulheres em associações de turismo e montanhismo, a bicicleta, as piscinas para ambos os sexos, os jornais diários com páginas dedicadas às mulheres e revistas dirigidas ao público feminino.
Após a guerra, a lei fundamental da república federal da Alemanha declarou a igualdade de direitos entre homem e mulher em todos as áreas da vida.
(Dietrrich Schwanitz, Cultura - da historia da música aos grandes pensadores, vol. 4, D. Quixote/Expresso, pags. 116-119)

Sem comentários:

Enviar um comentário