19/06/16

Saut du Lapin

Amadeo de Souza-Cardoso, Saut du Lapin (Salto do coelho), 1911, óleo sobre tela



Noticia o Expresso que "O Presidente ficou surpreendido, não esperava o gesto, mas Costa pediu-lhe para abrir: dentro do envelope, um postal com uma réplica do célebre quadro de Souza-Cardoso “O Salto do Coelho”. “Há uns que saltam, outros não”, comentou Costa, segundo relatou ao Expresso um dos presentes. E o Presidente, por uma vez, ficou sem resposta: “Isto não posso comentar, não vou falar”, disse apenas, perante a gargalhada das comitivas."
Mas comento eu. A pilhéria "uns saltam outros não" mostra o nível de cultura da política que se pratica por quem acha que não vai saltar mais tarde ou mais cedo ? Talvez. Mas mostra certamente outra coisa: o fantasma de quem ganha as eleições omnipresente e reprimido. É difícil resistir. "Deve-se também ter em conta o singular e quase fascinador encanto que o chiste possui na nossa sociedade". (Freud, O chiste e a sua relação com o inconsciente)
Sobre este salto, por mim, fico com o comentário de "sumptuoso" de Siza Vieira, como aqui se refere: "Sumptuoso", disse Álvaro Siza Vieira à saída do Grand Palais onde foi ver, ainda em final de montagem, a exposição de Amadeo de Souza-Cardoso. (Ana Sousa Dias, DN, 19 Abril 2016)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário