"21 c. Recitativo
Pilatos: Eis que vo-lo trago para fora, para que saibais que não encontro nele nenhuma culpa.
Evangelista: Então Jesus saiu com a coroa de espinhos e o manto púrpura. E Pilatos disse-lhes:
Pilatos: Olhai, aqui está o homem!"
Bernardo Mariano, Notas ao programa Paixão Segundo São João de Johann Sebastian Bach:
"...
A 'Paixão segundo São João' foi escrita para a primeira Páscoa que Bach passou em Leipzig, ele que no final de Maio de 1723 fora investido nas funções de 'Kantor' (ou 'Director musices') das quatro principais igrejas da luterana cidade saxa - são estas, por ordem de importância: de São Tomas/Tomé, de São Nicolau, Igreja Nova e de São Pedro, sendo que só as duas primeiras subsistem nos nossos dias. Era obrigação inerente a esse cargo prover de música todas as liturgias, dominicais e de dias festivos. Estamos portanto na Primavera de 1724, ano em que a Sexta-Feira Santa calhou a 7 de Abril, e foi na hora de Vésperas desse dia que pela primeira vez se ouviu, na Igreja de São Nicolau, a `Paixão segundo São João'.
....
A 'Paixão segundo São João' divide-se em duas partes, sendo a 2ª bastante mais extensa que a primeira. Esta divisão prende-se com o 'modus operandi' que era corrente em Leipzig, na altura, de fazer intercalar a execução da Paixão pela homilia (ou prédica, ou sermão), proferida pelo pastor luterano. Daí as duas partes serem outrossim designadas de "antes da homilia" e "após a homilia". A cesura é realizada entre o arrependimento de Pedro (final da 'parte prima') e o momento em que Cristo é levado à presença de Pôncio Pilatos (inicio da 'parte seconda'), correspondendo, em termos do texto de João, à passagem do versículo 27 para o 28 do capitulo 18.
..."
Foi de facto um privilégio poder ouvir Concerto Ibérico - Coro e Orquestra Barroca, com a Dir. de Ketil Haugsand.
Pode-se revisitar aqui, sob a direcção de Philippe Herreweghe - 1987.
Paixão seg. S. João - J. S. Bach (BWV245)
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