A reforma da educação e do sistema educativo é necessária e deve acompanhar as transformações sociais, culturais e técnico-científicas do mundo actual.
As reformas que estão a ser feitas por este ministério são necessárias e muitas têm aspectos positivos como aqui tenho referido.
Mas não é necessário inventar um adamastor para justificar o que acontece na escola, tal como noutro tempo não era necessário justificar esses problemas com a ideia da escola na sociedade de classes.
Desta vez a culpa é do eduquês. Essa coisa que é responsável pela ignorância dos alunos e faz com que os alunos não saibam tanto como antigamente.
E isto começa por não ser verdadeiro. Hoje os alunos sabem mais do que nesse tempo. As crianças hoje são mais inteligentes do que no passado (efeito Flynn, por exemplo, nos testes cognitivos).
O problema talvez seja outro: é que não querem perceber que há alunos que não têm acesso ao currículo ou têm limitações no acesso ao currículo: cognitivas, emocionais, sociais, culturais... que sempre existiram.
As investigações de J. Chall (sobre os alunos que não atingem as operações formais) provam isso mesmo. Mas não querem ver que há uma percentagem de alunos que têm dificuldades devidas a esses problemas e ou ao próprio sistema. E este não é um problema de memorização
Nesta entrevista, a frase "Contra o 'eduquês' e as teorias de Jean Piaget, Nuno Crato defende a memorização" deixa-me a maior perplexidade.
O que é que Piaget tem a ver com isto ? Foi a teoria piagetiana responsável pelos problemas da escola ? O construtivismo piagetiano é responsável pelos fracos resultados dos alunos ?
Não vale a pena criar justificações infundadas nem cair no populismo do costume do tipo se os alunos não aprendem é porque não querem estudar e os professores não querem ou não sabem ensinar.
Passa-se o mesmo noutros países. No Eduquês: um flagelo sem fronteiras , lá vem (pags 74 e 75):
" É preciso que cesse a pretensão de que o aluno é capaz de "construir" sozinho os seus conhecimentos ou analisar de maneira imediata situações complexas a fim de isolar elementos particulares utilizáveis. Pelo contrário, é preciso colocar os alunos em situação de assimilar noções fundamentais a partir da cultura e do saber tal como foram pacientemente construídos e reconstruídos ao longo dos séculos - deixando-lhes, no entanto, uma margem de iniciativa, de reflexão e de exploração."
Então e como é que se põe o aluno em situação de assimilar seja o que for quando não possui estruturas cognitivas que lhe permitam que o faça ?
Bem podem repetir até à eternidade...
O que é preciso é ler e estudar mais Piaget, os seus continuadores e, evidentemente, todos os autores que acrescentaram e inovaram em relação a ele.
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