14/03/24

Manipulação emocional




Costumamos dizer que "é melhor prevenir do que remediar." Mas apesar das campanhas preventivas (p.ex., campanhas contra a violência doméstica) que se vão fazendo, visando melhor informação, conhecimento e mudança de comportamentos, nem sempre os resultados são tão eficazes como seria desejável. 
Em relação à violência no namoro, violência doméstica... a prevenção não parece ter sido suficiente para vermos as estatísticas baixarem, de modo a que possamos dizer que há uma melhoria na sociedade e que vivemos em contextos de vida mais saudáveis...
Mais informação e consciencialização poderão também explicar o aumento de casos denunciados... por isso sem prevenção os resultados seriam ainda piores.

Conhecer melhor estes comportamentos de abuso de poder será uma forma de agirmos com mais eficácia nas intervenções preventivas.
Talvez a questão possa radicar mais fundo na nossa educação e formação da nossa personalidade e no papel que a manipulação aí desempenha.
Então o que é a manipulação e como ela se aprende? "Todos nós desde a mais tenra infância, somos manipulados e aprendemos a manipular." ... "Todos nós temos ideias feitas que herdamos do meio familiar educativo social, e que nunca pomos em causa com raciocínios críticos e racionais.”(A manipulação dos espíritos, A. Dorozynski, p. 9-11)
A manipulação emocional utiliza palavras, gestos, sentimentos para influenciar o outro de forma consciente com o objetivo de conseguir o que se deseja.

O termo Gaslighting talvez seja a melhor forma de traduzir esta situação. Constitui uma forma de abuso e chantagem emocional, manipulando uma pessoa, forçando-a a questionar seus pensamentos, memórias e eventos que ocorrem na sua vida, para ganhar mais poder.
É uma técnica comum a todo o tipo de manipuladores e é um comportamento que, paulatinamente, leva a pessoa a não perceber a pressão a que está sujeita. 
No filme Gaslight (1944), o enredo descreve-nos um homem que inventa situações estranhas, como o desaparecimento de objectos que levam a vítima a pensar que está a enlouquecer, a perder a auto-estima, a sua confiança e segurança, levando à exaustão, acabando por ficar doente.

Como refere a revista Psychology Today, temos que ter em conta que quase todas as pessoa podem “ser susceptíveis a tácticas de manipulação, desde sempre utilizadas por agressores domésticos, ditadores, narcisistas, líderes de seitas, etc.... 
Os manipuladores mais eficazes são frequentemente os mais difíceis de detectar; eles podem ser reconhecidos pelas ações e pelo estado mental em que deixam as suas vítimas.

Como conhecer um manipulador? Normalmente trata-se de pessoas com perturbação de personalidade narcisista e psicopatia. 
Os manipuladores manifestam comportamentos diversos conforme se trata de uma vítima ou de pessoas em geral, de forma a evitarem cair no descrédito social. 
A manipulação pode ser uma táctica utilizada por qualquer pessoa e tem níveis de gravidade diferentes. A manipulação de que falamos aqui é diferente e menos comum do que as manipulações noutras situações.
Também há diferenças entre esta manipulação e narcisismo, Ela pode fazer parte de uma personalidade narcisista, mas não é um traço central da perturbação de personalidade narcisista. 
Então, conhecendo melhor a personalidade destes manipuladores, podemos também estar a prevenir situações de abuso e de perturbação psicológica no futuro. 




Rádio Castelo Branco







Sem comentários:

Enviar um comentário