28/05/22

Dos meus livros de cabeceira



 


O SIGNIFICADO DAS "F. de E."

Não para excluir ou isolar, ou separar os maus da sua massa 
            formidável (até para os expor), 
Mas para acrescentar, reunir, completar, prolongar - e celebrar o 
            imortal e o bem.

Altivo este canto, as suas palavras e o seu alcance, 
Para abranger vastos reinos do espaço e do tempo, 
A evolução - o que se acumula - o crescimento e as gerações.
Iniciado na minha juventude já amadurecida e sempre continuado,
Vagueando, indagando, ocupando-me de tudo - atento à guerra,
            à paz, ao dia e à noite,
Nunca, nem mesmo por uma breve hora abandonei a minha tarefa, 
Termino-a aqui na doença, na pobreza e na velhice.

Canto a vida, mas presto muita atenção à morte:
Hoje a sombria Morte segue os meus passos, o meu corpo sentado,
            há muitos anos,
Por vezes aproxima-se muito, e olhamo-nos um ao outro.

Walt Whitman


Sem comentários:

Enviar um comentário