29/12/21

Duas canções de Natal

Das canções populares de Natal há algumas que são das minhas preferidas, provavelmente porque fazem parte das memórias de infância e adolescência que começaram a marcar o meu gosto e referências musicais e são também consequência da filiação na cultura e valores dos antepassados tornando-nos actores dessa continuidade.

1. Eu hei-de dar ao Menino, o Natal de Évora, embora a origem referida seja Alto Alentejo,  e haja um "Natal de Évora" mais conhecido, era quase obrigatório ser cantado no tempo de Natal pelo coro do Seminário Maior de Évora, sendo solista, invariavelmente, o seu maestro Cónego José Augusto Alegria. Encontramos uma versão deste canto na Primeira Cantata de Natal, de Fernando Lopes-Graça, sobre cantos tradicionais portugueses de Natividade pelo Coral de Letras da Universidade do Porto.

Eu hei-de dar ao Menino
Uma fita prò chapéu.
Também Ele nos há-de dar
Um lugar(z)inho no Céu.

Não façam bulha
Ao Deus Menino!
Não O acordeis
Que está dormindo…
Em vez de O brindar
Com algum mimo,
Dêem-Lhe leite
Que é pequenino.

Eu hei de dar ao Menino
Ao Menino hei-de dar.
Camisinha de bretanha,
Nesta noite de Natal.

Não façam bulha
Ao Deus Menino!
Não O acordeis
Que está dormindo…
Em vez de O brindar
Com algum mimo,
Dêem-Lhe leite
Que é pequenino.


Eu hei-de dar ao Menino (aos 7:40 m - 10:38 m) 
Fernando Lopes-Graça - Cantata de Natal


2. Natal de S. Miguel d' Acha: O Bendito de Natal. É um canto do tempo de Natal que era cantado, quando chegava Dezembro, durante o trabalho de colheita da azeitona e também era cantado na Missa do galo. Era, e é, fundamental nesta noite sagrada cantar-se o Bendito de Natal. A primeira estrofe era iniciada pelas mulheres e depois a segunda era a resposta dos homens. Era um "jogo" que durava tempo indefinido até um dos grupos desistir ou acabar a cerimónia de beijar o Menino. 
Há uma transcrição musical deste canto em António Milheiro, S. Miguel de Acha - Memórias da Cultura Tradicional, 2002, pag.103-104.

(Cantam as mulheres)
Bendito e Louvado seja
O Menino Deus nascido
Mai-lo Ventre que O trouxe
Nove meses escondido.

(Respondem os homens)
Vós o Virgem Gloriosa
Mãe de Deus ó Virgem Pura
Dos Anjos sejais Louvada
Mãe de toda a criatura.




Sem comentários:

Enviar um comentário