16/03/20

Para este tempo estranho - La Bohème

 


Hoje no Mezzo.
La Bohème - Opera in four acts by Giacomo Puccini (1858 - 1924)
Libretto by Giuseppe Giacosa and Luigi Illica after Henry Murger's 'Scènes de la vie de bohème'
First performance in Turin, Teatro Regio, on the 1st of February 1896

Orchestra e Chorus of the Gran Teatre del Liceu
Marc Piollet (Conductor)
Saimir Pirgu (Tenor) : Rodolfo
Eleonora Buratto (Soprano) : Mimi
Gabriel Bermudez (Baritone) : Marcello
Olga Kulchynska (Soprano) : Musetta
Jonathan Miller (Stage Direction)

Recording: June 18 2016 - Gran Teatre del Liceu | Barcelona
Director: Stéphane Lebard
Duration: 01:51


MIMÌ
(um pouco titubeante, decidindo-se, depois, a falar; sempre sentada) 
Sim. Chamam-me Mimì mas o meu nome é Lucia.
A minha história é breve. Em tela ou em seda
bordo em casa e fora. Sou tranquila e feliz e divirto-me a representar lírios e rosas.
Gosto das coisas que possuem esse doce poder,
que falam de amor, de primaveras,
que falam de sonhos e de quimeras,
aquelas coisas que se chamam poesia...
Compreendeis-me?

RODOLFO 
(comovido) 
 Sim.

MIMÌ
Chamam-me Mimì, o porquê não sei.
(com simplicidade)
Sozinha, preparo as refeições para mim.
Nem sempre vou à missa
mas rezo com frequência ao Senhor.
Vivo só, sozinha lá num quarto branco:
olho para os telhados e para o céu,
(levanta-se)
mas quando chega o primeiro degelo
o primeiro sol é meu...
o primeiro beijo de Abril é meu!
Rebenta uma rosa num vaso.
Folha a folha a espio! *
Tão gentil o perfume de uma flor! 
Mas as flores que eu faço, infelizmente! ... não deitam cheiro!
Mais não saberia o que lhe contar: sou a sua vizinha
que o vem importunar fora de horas.

(04 Os Clássicos da Ópera - 400 anos, pag.46)


_______________________________________
*"Foglia a foglia l'aspiro"

Sem comentários:

Enviar um comentário