A semana passada falámos das implicações dos videojogos no cérebro, falámos sobretudo dos efeitos benéficos. Terminámos a nossa conversa dizendo que os pais deviam controlar essas situações de jogo. Ora sabemos que não é fácil exercer esse controlo quando a Internet e os videojogos estão por todo o lado e o problema, mais genérico, refere-se a todo o mundo virtual.
Não podemos ignorar que videojogos e Internet podem criar dependência e emoções destrutivas, desadaptativas ou desorganizativas da personalidade.
O assunto tem vindo a ganhar relevo e “a indústria dos videojogos tem sido fortemente criticada pelos seus conteúdos mais violentos desde o massacre em Newtown (EUA)" e com a recente controvérsia gerada pelo jogo Baleia azul.
Entre nós, a controvérsia gerada com a comparação que Quintino Aires estabeleceu entre a dependência dos videojogos e a dependência da droga, vai certamente continuar.
Por seu lado Eduardo Sá, considera que “… a adição, como qualquer outra doença relacionada com os videojogos, poderá levar a comportamentos mais violentos e agressivos. Mas “os videojogos não conseguem, no entanto, mudar uma criança saudável a nível psicológico através dos seus conteúdos.” (Programa Falar Global).
Não podemos ignorar que videojogos e Internet podem criar dependência e emoções destrutivas, desadaptativas ou desorganizativas da personalidade.
O assunto tem vindo a ganhar relevo e “a indústria dos videojogos tem sido fortemente criticada pelos seus conteúdos mais violentos desde o massacre em Newtown (EUA)" e com a recente controvérsia gerada pelo jogo Baleia azul.
Entre nós, a controvérsia gerada com a comparação que Quintino Aires estabeleceu entre a dependência dos videojogos e a dependência da droga, vai certamente continuar.
Por seu lado Eduardo Sá, considera que “… a adição, como qualquer outra doença relacionada com os videojogos, poderá levar a comportamentos mais violentos e agressivos. Mas “os videojogos não conseguem, no entanto, mudar uma criança saudável a nível psicológico através dos seus conteúdos.” (Programa Falar Global).
Samuel Silva, ("Mais de 70% dos jovens portugueses com sinais de dependência da Internet", Público, 03/11/2014) refere alguns estudos realizados em Portugal. Em 2014, num estudo do ISPA, conduzido por Ivone Patrão, com jovens e adolescentes dos 14 aos 25 anos, envolvendo quase 900 inquiridos, verificou-se que “73.3% dos jovens portugueses mostra sinais de dependência do mundo digital; mostra também que 13% dos casos são graves, que se manifestam através dos comportamentos mais extremos ( isolamento e comportamentos violentos.
Os próprios jovens parecem ter noção disto, uma vez que mais de metade (52,1%) dos inquiridos se percepciona como “dependentes da Internet”.
As características destes jovens são as seguintes:
- grau elevado de importância conferido ao computador ou aos dispositivos móveis;
- sintomas de tolerância face ao uso;
- sintomas de abstinência face ao não uso (como irritabilidade, dores cabeça, agitação e por vezes agressividade) e, em casos mais extremos, recaída face às tentativas sucessivas para parar.
- quase um quarto dos jovens (22,1%) apresenta elevados níveis de isolamento social.
Na primeira fase do estudo tinha-se verificado que os jovens dependentes são sobretudo do sexo masculino, não têm relacionamento amoroso e frequentam o ensino secundário.
Outros estudos recentes (Faculdade de Ciência Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte, que liderou os projectos EU Kids Online e, mais recentemente, Net Children Go Mobile) confirmam os sinais de uma geração cada vez mais dependente da tecnologia;
6% dos jovens admitem ter ficado “sem comer ou sem dormir por causa da Internet”, por exemplo;
"Há uma pressão para estarem sempre ligados”.
Marisa Pinto ( "Dependência dos Jovens em Internet e Jogos Electrónicos", 13-9-2012) refere
Kimberly Young que aponta como típicos os seguintes comportamentos nestas pessoas com dependência da Internet:
- Preocupação excessiva com a Internet;
- Necessidade de aumentar o tempo online para ter satisfação
- Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet;
- Presença de irritabilidade e/ou depressão;
- Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet serve como forma de regulação emocional);
- Permanecer mais online que o programado;
- Trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo;
- Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas online.
- Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet serve como forma de regulação emocional);
- Permanecer mais online que o programado;
- Trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo;
- Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas online.
Refere também que Brown (1993) sugere como características centrais do uso excessivo dos jogos electrónicos:
- O jogo torna-se na coisa mais importante da vida do sujeito;
- Sensação de prazer e alívio quando está a jogar;
- Necessidade de jogar por períodos mais longos de tempo;
- O sujeito sente desconforto quando não pode jogar;
- Existência de conflito com outras pessoas, em actividades sociais e com ele próprio…
- Tendência para voltar a jogar excessivamente após uma interrupção.
A dependência destas tecnologias traz consigo consequências, como por exemplo:
- Má alimentação;
- Desregulamento dos sonos;
- Falta de convívio social;
- Não sair de casa;
- Troca da vida real pela vida “virtual”;
- Baixa auto-estima;
- Falta da prática de desporto.
Por isso, é importante estar atento aos sinais e trabalhar na prevenção.
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