01/02/17

"Filhos do coração"



O ser humano foi capaz de instituir excelentes princípios, como a declaração universal dos direitos humanos e a convenção sobre os direitos da criança.
É capaz de multiplicar informações e realizar acções para sensibilizar, alertar e tentar fazer cumprir esses princípios. 
Apesar disso, a violação desses direitos não só existe como  continua a crescer. Em 2014, “em cada três vítimas conhecidas de tráfico humano uma é criança - 5 % de aumento comparado com o período de 2007-2010. De cada 3 vitimas duas são meninas e com as mulheres constituem 70% de todo o tráfico mundial.” (The 2014 Global Report on Trafficking in Persons )
Segundo a UNICEF, “em casos extremos, as crianças podem tornar-se invisíveis, efetivamente desaparecendo dentro de suas famílias, de suas comunidades e de suas sociedades, assim como desaparecem para governos, doadores, sociedade civil, meios de comunicação e até mesmo para outras crianças. Para milhões de crianças, a principal causa de sua invisibilidade são as violações de seu direito à proteção…"
"Entre as crianças afetadas por esses fatores estão aquelas que não foram registradas ao nascer, crianças refugiadas e deslocadas, órfãos, crianças de rua, crianças em prisões, crianças em casamentos precoces, em trabalho perigoso ou em conflitos armados, crianças vítimas do tráfico, e crianças presas a contratos. “

Esta é a realidade actual um pouco por todo o mundo. "O tráfico infantil não é uma brincadeira de crianças, é um negócio de gente grande" e também existe em muitos países desenvolvidos, com mais ou menos visibilidade, com mais ou menos escândalo.
Sabemos da distância entre os princípios e a realidade mas é necessário perguntar como é que a comunidade internacional, as Nações Unidas, podem permitir que esteja a acontecer esta violação elementar dos direitos das crianças de forma tão brutal e descarada.
Perante esta situação, é necessário "resgatar estas crianças" deste negócio sujo, para que possam ser crianças. Alguns sinais de  mudança têm vindo da sociedade civil, de organizações não governamentais.

Está em curso a “Campanha Resgate Sorrisos” promovida pela Associação “Filhos do Coração:  uma acção de sensibilização e angariação de fundos, de 28 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2017, na rede de supermercados Pingo Doce.

Conheci o projecto “Filhos do coração” quando alguns dos meus alunos da Escola Superior de Educação, me ofereceram o livro "Filhos do coração - a adopção explicada a pais e filhos”, com uma dedicatória que não poderei esquecer:  "Assim como há filhos do coração também existem professores que nos ficam no coração!"
O conceito de adopção é, no fundo, o conceito do amor. ”Só as crianças adoptadas são felizes… por sorte, na sua grande maioria elas são adoptadas pelos seus pais biológicos.” (Laborinho Lúcio)
É tudo o que precisamos: sermos adoptados, sermos amados, nascermos num grande coração que nos ama.
Esta é a atitude que dá significado à nossa ajuda a estas crianças que precisam de ser resgatadas. Então, tudo o que possa  ser feito para acabarmos com tanto sofrimento infantil merece apoio da sociedade e de cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário