20/06/14

Saber ganhar, saber perder





De dois em dois anos, por esta altura, temos futebol ao mais alto nível mundial ou europeu. Horas intermináveis de conversa, palpites, reportagens, "somos os maiores" …
No entanto, o confronto com a realidade chega com os resultados. E saber perder e saber ganhar são momentos da vida onde vêm à flor da pele as nossas emoções mais elementares.
O problema das emoções é que elas são anteriores a qualquer outro processo mental , tanto da inteligência como da percepção, da motivação ou da própria memória… (P. Varela, Ansiosa-mente, pag 268)
A emoção pode ser o resultado de um facto como pode ser a causa de um comportamento: no primeiro caso, passei no exame logo fico feliz, no caso de fracasso, fico triste, por isso vou beber ou vou partir a montra da loja ou incendiar o caixote do lixo.
As emoções estabelecem prioridades isto é "mandam muito" na nossa vida…
Umas fazem-nos sentir bem e por isso são emoções positivas e outras mal e por isso são negativas. Positivas ou negativas as emoções podem provocar estados parecidos de ansiedade pode ser provocada tanto pelas emoções stressantes, ira/raiva, inveja e ciumes como pelas que se consideram agradáveis, alegria, esperança e orgulho…
Um jogo de futebol e os resultados dos mesmo podem mostrar tudo isto. Ganhar ou perder pode desencadear comportamentos semelhantes.
O que se passa a seguir a uma vitória de um clube, os desacatos do costume, destruição de montras , de carros, de ruas, de equipamentos públicos, pessoas feridas e às vezes mortas, também se passa quando um clube perde…
Claro que isto acontece também em outros fenómenos de massas.
Mas o que sente um jogador como Pepe quando Müller se deixou cair ? O que o impele a voltar atrás para lhe encostar a cabeça ? 
O que está em jogo são as emoções. 
As emoções negativas podem influenciar outras emoções ..
A tristeza frustrante de estar a perder levou a ultrapassar o limite, isto é, podia ter-se ficado pelo protesto, pelo insulto verbal mas teve que o mostrar pelo comportamento físico como quem diz “ganhei”
As emoções primárias medo ira ou nojo, são elementares e provocam reacções imediatas mas pouca experiência interna.

A ira ou raiva surge por um sentimento de frustração é uma reacção compreensível perante uma injustiça um desprezo, um abandono… mas outras vezes ela é originada por questões mais simples e motivos menos morais e mais fúteis.
A ira leva a uma reacção rápida e actua primeiro do que pensa. Fazendo uma espécie de salto cerebral em que a informação é transmitida do tálamo ao córtex cerebral.
Se o cérebro de Pepe tivesse tempo para pensar aquele fenómeno não teria acontecido mas não foi assim e achou que Müller estava a fazer uma " fita" que merecia um toque de cabeça.

Não sei se a selecção tem psicólogo ou não. Se não tem, é porque mais cabeçada menos cabeçada pouco interessa. E ganhar e perder em futebol é uma espécie de jogo do euromilhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário