06/06/14

Relações adulto criança - o lugar da memória afectiva

Uma família não é... uma casa:
"Uma cadeira ainda é uma cadeira
mesmo quando não há ninguém sentado,
mas uma cadeira não é uma casa
e uma casa não é um lar
quando não há ninguém lá para te abraçar
e não há ninguém para te dar um beijo de boa noite,
" (A house is not a home - Burt Bacharach)

Uma família não é...um negócio:
Passaram-me de mão em mão, de família em família, família que por alguns dólares, disputavam a medíocre chance de me "educar", quando na verdade não faziam outra coisa se não me humilhar. Quando a assistente social vinha me ver, ela verificava apenas o estado de minha roupas, mas não de minha alma, nem se preocupava em imaginar que eu tivesse uma. (Marilyn Monroe)

Uma família não é... um local incomunicante:
Laing (A politica de família), colocou o problema da comunicação intrafamiliar, principalmente da educação das crianças.
“.... não é apenas o modo como os pais rebaixam ou promovem selectivamente seus filhos, mas o modo como todos os membros da família agem com respeito uns aos outros, ou como cada membro se dá bem com um e com outro, ou persegue a um e faz o outro útil para si, ou lhe é indiferente:
-“Atribuições”, uma terceira pessoa transmite a opinião ouvida a seu respeito. Isto tem muito a ver com o hipnotismo. As ordens hipnóticas não são determinações claras, porque não são dadas na forma de instruções.
- Algumas atribuições são projecções.
- As desconsiderações são outra manifestação da antipatia inconsciente dos pais por um determinado filho.
- Os maus tratos físicos são formas violentas de desconsideração, mas poderão não ter o mesmo efeito que têm as desconsiderações verbais que negam a pessoa, que fazem a criança sentir-se envergonhada, estúpida ou suja.
- Injunções explicitas ou implícitas nas interacções familiares. Estas interacções podem ser de confirmação ou de invalidação.

Uma família não é ... o local da insegurança, do medo, do terror, da desvalorização e desconsideração. (Kafka, Carta ao pai)

Uma família não é ... o local onde se faz mal aos filhos. Basta ver as situações de perigo (maus tratos) comunicadas à CPCJ (Relatório das CPCJ, 2013):


As situações de perigo comunicadas às Comissões de Protecção incidem, maioritariamente, em cinco problemáticas: Negligência 25,3% (18910); Exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança 24,5% (18273); Situações de perigo em que esteja em causa o Direito à Educação 16,3% (12152), a Criança/Jovem assume comportamentos que afectam o seu bem estar 11,1% (8265) e os Mau trato físico 5,7% (4237).

Segundo Levi Strauss, “tal palavra (família) serve para designar um grupo social que possui, pelo menos, as três características seguintes:
1) Tem a sua origem no casamento. 2) formado pelo marido, pela esposa e pelos filhos(as) nascidos do casamento, ainda que seja concebível que outros parentes encontrem o seu lugar junto do grupo nuclear. 3) os membros da família estão unidos por a) laços legais b) direitos e obrigações económicas, religiosas e de outro tipo c) uma rede precisa de direitos e proibições sexuais, além duma quantidade variável e diversificada de sentimentos psicológicos tais como amor, afecto, respeito, temor, etc. (pag 14)

A última parte da definição é central. Como refere Laing, a família é um conjunto de relações interiorizadas, os pais são interiorizados como íntimos ou distantes, juntos ou separados, próximos ou longínquos, amigos, hostis, etc, em relação um ao outro ou ao observador (pag12)

A família é o melhor que temos porque é o local da segurança e dos afectos. Uma família é para sempre, e não deve durar apenas até ao divórcio dos pais  ou até às partilhas das heranças.
Uma família pode ter todos os defeitos das pessoas, não é melhor nem pior que as pessoas, tem emoções positivas e negativas.
Quer se queira ou não todas as famílias são alargadas porque nelas também estão presentes, estejam vivas ou não, as pessoas que não vivem na mesma casa como os avós, tios, etc e até as sogras.

Na família, os pais não sabem tudo acerca de como lidar com os filhos mas tentam sempre fazer o melhor.
E às vezes fazem mal, apesar das informações da  internet (que nem todos têm) e outros pais estão desorientados ( Fernanda Campos – Psicologia escolar) e não sabem o que fazer…

A família está ai com as suas virtudes e defeitos com a sua decadência e renovação, o "homem novo" que  preconizavam os "sábios" do marxismo e comunismo  ou da antipsiquiatria, como Cooper, continua a ser o homem de sempre e se existe, existe em qualquer sociedade porque cada ser humano pode ser esse homem novo.

A família passa por todas as crises normais de desenvolvimento. Pode ter mais defeitos ou menos, perturbadores ou não, mas também tem circunstâncias fundamentais para o nosso desenvolvimento mais profundo. 
A família é o local das perdas mais significativas da nossa vida mas " Essas e outras mortes ocorridas na família me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a morte que docemente aprendi essas relações entre o Efémero e o Eterno. Em toda vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento da minha personalidade." Cecília Meireles

A família deve ser, mais ou menos o que José Mourinho escrevia na revista do jogo Chelsea-Norwich: "Sei que este espaço é para comunicar com os adeptos, mas um de vocês é o meu filho. Quero agradecer-lhe por estar comigo cada segundo de cada jogo, poucos metros atrás de mim, saltando a cada golo, sofrendo com cada momento difícil. Obrigado, miúdo, por seres o meu filho. Sempre que olho para ti, vejo-te, mas também vejo a tua irmã e a tua mãe, ambas em casa a torcer por nós, à espera que cheguemos a casa para sermos o que somos - uma família extraordinária... Como a família azul, apoiando-se uns aos outros".
(Claro que a família azul é ainda "outra família").

A família é o lugar da memória afectiva mesmo quando se perde a memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário