12/04/14

Desperdício escolar


O desperdício escolar é enorme em temos financeiros. Mas talvez pior ainda sejam outras consequências do desperdício escolar de que já falámos: "Um ano de escolaridade perdido: é a eternidade numa redoma".
O que espanta é que ainda haja quem defenda este sistema de retenções sem alternativa. O que espanta é que se continue a defender uma equidade falsa e a criticar o ensino vocacional/profissional.

Mas, em todo o caso, talvez fosse interessante maior rigor nestes  milhões.

Em 3-7-2010, "a ministra da Educação, Isabel Alçada, afirmou que "os chumbos quase nunca são benéficos" e, em entrevista ao ‘Expresso’, adiantou que está a ponderar alterar as regras de avaliação durante o seu mandato. O chumbo, disse, "não tem contribuído para a qualidade do sistema" e, por isso, "a alternativa é ter outras formas de apoio, que devem ser potenciadas para ajudar os que têm um ritmo diferenciado". Segundo as contas da tutela, os chumbos custam todos os anos ao País 600 milhões de euros.

Em 2-4-2014, "o insucesso escolar custa ao país 250 milhões de euros por ano. Um estudo sobre a educação em Portugal conclui que o sistema não está concebido para promover o sucesso. (Também aqui).

Bom, em quatro anos, foi uma grande poupança !

Sem comentários:

Enviar um comentário