19/01/14

A fábrica das lembranças

E. Punset entrevista Martin Conway 

Foram, no mínimo, divertidas algumas lembranças sobre Eusébio e o mundial 66. Provavelmente histórias falsas, inventadas ou parciais mas deliciosas...  Mais comovedora é a tentativa de nos garantirem que são verdadeiros os factos relatados. 

Ora acontece que nós fabricamos as nossas lembranças. 
"... a conservação da memória  não só depende do cérebro apesar das mudanças estruturais, mas de todo o corpo. Em termos moleculares, o leitor deste livro não é a mesma pessoa que quando o começou a ler, e, no entanto, vive com a impressão de ser o mesmo. É fascinante o problema que se coloca em termos biológicos ao manter um a unidade de estrutura modulada por um processo dinâmico, ainda que as moléculas estejam mudando constantemente...
Que sentido tem recuperar as lembranças de infância, por exemplo, na idade adulta, se praticamente somos outra pessoa ? Talvez o façamos simplesmente porque aquelas lembranças - inconscientes até aos três anos - não se apagam nunca." (E. Punset, El viaje a la felicidad, pag. 72).

"A memória biológica não coincide necessariamente com os factos históricos; o cérebro elucubra para sobreviver. Às vezes recordam-se coisas com  a certeza de que realmente aconteceram, mas se se comprovam com dados históricos, nem sempre são certas." (idem, pag. 74).

"Num ano, a mente sofre uma transformação considerável porque a memória não é igual à memória de um computador; não se armazenam bits de informação; a mente relaciona-se com o significado, não com a informação.. Quer dizer, damos um significado às nossas experiências." (idem, pag.75).

Com frequência, posso verificar este problema da memória. Os resultados no teste Figura Complexa de Rey, mostram até que ponto, em poucos minutos, perdemos uma quantidade enorme de informação. O mais interessante, é quando a pessoa acrescenta elementos que não fazem parte da figura inicial à reprodução da respectiva figura, que chega ao ponto de ser completamente alterada quando a experiência de vida da pessoa está profundamente perturbada.

Sem comentários:

Enviar um comentário