Daqui: Sensory Software International Ltd
O nosso mundo torna-se compreensível através dos sentidos. É por isso que para haver desenvolvimento temos de ter acesso ao mundo exterior através dos órgãos dos sentidos. Muitas vezes não o conseguimos devido às barreiras que existem entre nós e o mundo. Por causa de nós, por causa do mundo ou dos dois.
Quando as barreiras se tornam permanentes e não podemos efectuar essas experiências na infância o nosso desenvolvimento fica comprometido e dificilmente nos tornamos pessoas completamente integradas.
Ma, além disso, cada um de nós tem uma maneira própria de sentir o mundo. Os gostos, os cheiros, são muito especiais para cada um de nós. Podemos dizer que ouvimos e gostamos de uma sinfonia de Beethoven. Mas mesmo aí há várias sensibilidades nessa maneira de gostar. É que o nosso cérebro tem uma maneira personalizada de sentir .
Ora acontece que estas diferenças personalizadas se passam em todas as aprendizagens.
Quando estabelecemos metas gerais de aprendizagem, para poderem ser atingidas, tem que haver caminhos ou métodos diferentes.
Todos aceitamos que prédios para habitação e equipamentos colectivos não devem ter barreiras arquitectónicas para que todas as pessoas possam ter acesso aos equipamentos sociais.
O mesmo se passa na escola com as aprendizagens. Se formos capazes de eliminar as barreiras curriculares seremos capazes de fazer com que todos os alunos aprendam. E acredito que a maioria delas podem ser eliminadas e os alunos têm a possibilidade de atingir as metas comuns.
Sabemos melhor como o cérebro trabalha e também vivemos, ou começamos a viver, num mundo digital. São dois mundos extraordinários e com muito para explorar .
Os meios digitais dão-nos a possibilidade de aprender e comunicar o que sentimos dado que são extensão ou alternativa dos nossos órgãos dos sentidos.
Por outro lado, "os indivíduos aprendem de maneira tão exclusiva como seu ADN". E por isso, a educação tem que ser personalizada.
As novas tecnologias têm versatilidade e capacidade de transformação, que não existem num quadro, livro ou caderno.
Veja-se o que podemos fazer com um texto digital: a utilização de tags ou marcadores, as redes e os hiperlinks, para todos os tipos de aprendizagem, dicionários, tradutores, dão-nos uma visão do que podemos ter no futuro. ..
Dispomos também de novas tecnologias a de comunicação aumentativa e alternativa, como a comunicação com símbolos e as possibilidades que pode trazer software tipo boardmaker, ou hardware como um ipad, ou todo o tipo de switches que nos dão acesso à comunicação.
Este método designa-se como desenho universal de aprendizagem e destina-se a aumentar o acesso às aprendizagens, eliminando ou pelo menos reduzindo barreiras físicas, cognitivas e organizacionais para a aprendizagem.
Este método não exclui outros como o ensino multissensorial e a pedagogia diferenciada...
O nosso cérebro funciona em rede sendo uma delas o reconhecimento sensorial. As tecnologias de informação e comunicação permitem a eliminação de barreiras nas aprendizagens e possibilitam que a informação chegue ao nosso cérebro.
Se, como sabemos, a legislação obriga a que os edifícios não tenham barreiras arquitectónicas, era bom que nos mentalizássemos de que também podemos quebrar barreiras na educação.
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