Assistimos por esta altura do ano à discussão sobre se os exames foram mais fáceis ou mais difíceis do que no ano anterior. Se são fáceis é facilitismo se são difíceis é excessivo rigor ou os alunos não estavam preparados para este tipo de exames...
Pede-se a demissão do director do gabinete de avaliação (GAVE). Critica-se o ministro. Critica-se a escola, criticam-se os alunos porque não estudam.
Eu estou convencido de que os exames vão ser sempre controversos.
Obviamente, serão menos controversos se o sistema educativo, currículos, metas, manuais, organização e gestão de turmas, apoios, necessidades educativas especiais, estiver mais estabibilizado. Este é o problema mais importante. Estabilizar o sistema educativo.
As reformas devem ser testadas a longo prazo, e no final, avaliar e mudar, se necessário.
As mudanças do currículo devem reflectir as mudanças na sociedade, as mudanças devem depender da resposta a esta questão: o que mudou na sociedade.
As mudanças económicas, porque não há dinheiro ou porque há muito, reflectem-se necessariamente na educação mas há limites que não devem ser ultrapassados.
Quer em tempos da vacas gordas ou magras os exames serão sempre fonte de controvérsia.
Qual é o parâmetro para os exames serem considerados fáceis ou difíceis ? Em termos individuais, para os alunos que têm negativa serão sempre difíceis.
Para o sistema educativo, quando é que são difíceis ? Quantos alunos podem chumbar ? 10% ou 90% dos alunos ? Claro que o sistema nunca admitiria uma coisa dessas e mudaria os critérios de correcção até se aceitar um "número razoável" de chumbos.
Pede-se a demissão do director do gabinete de avaliação (GAVE). Critica-se o ministro. Critica-se a escola, criticam-se os alunos porque não estudam.
Eu estou convencido de que os exames vão ser sempre controversos.
Obviamente, serão menos controversos se o sistema educativo, currículos, metas, manuais, organização e gestão de turmas, apoios, necessidades educativas especiais, estiver mais estabibilizado. Este é o problema mais importante. Estabilizar o sistema educativo.
As reformas devem ser testadas a longo prazo, e no final, avaliar e mudar, se necessário.
As mudanças do currículo devem reflectir as mudanças na sociedade, as mudanças devem depender da resposta a esta questão: o que mudou na sociedade.
As mudanças económicas, porque não há dinheiro ou porque há muito, reflectem-se necessariamente na educação mas há limites que não devem ser ultrapassados.
Quer em tempos da vacas gordas ou magras os exames serão sempre fonte de controvérsia.
Qual é o parâmetro para os exames serem considerados fáceis ou difíceis ? Em termos individuais, para os alunos que têm negativa serão sempre difíceis.
Para o sistema educativo, quando é que são difíceis ? Quantos alunos podem chumbar ? 10% ou 90% dos alunos ? Claro que o sistema nunca admitiria uma coisa dessas e mudaria os critérios de correcção até se aceitar um "número razoável" de chumbos.
Em sociedades com sistemas educativos mais estabilizadas acontece essa controvérsia.
Mesmo quando existem testes padronizados, os exames que seleccionam alunos para universidades americanas SAT(Scholastic Assessment Test) e ACT (American College Testing) surgem problemas de fraude. Há alunos que de uma forma fraudulenta fazem os exames por outros que são pagos para isso. Agora vai ser exigida a fotografia para inscrição nas universidades que será confrontada com a fotografia exigida para o exame.
Há faculdades nos EUA que mentem para melhorar a posição nos rankings. O mundo académico ficou decepcionado, mas não surpreendido porque a prática é comum.
Mesmo quando existem testes padronizados, os exames que seleccionam alunos para universidades americanas SAT(Scholastic Assessment Test) e ACT (American College Testing) surgem problemas de fraude. Há alunos que de uma forma fraudulenta fazem os exames por outros que são pagos para isso. Agora vai ser exigida a fotografia para inscrição nas universidades que será confrontada com a fotografia exigida para o exame.
Há faculdades nos EUA que mentem para melhorar a posição nos rankings. O mundo académico ficou decepcionado, mas não surpreendido porque a prática é comum.
Várias faculdades nos últimos anos têm sido acusadas de tentar burlar o sistema principalmente alterando os significados das regras, apresentando apenas os dados positivos ou simplesmente mentindo.
Mas o problema é mais extenso. As empresas que fazem os exames preparam os alunos para fazerem os exames e estudar acaba por ser estudar para os exames.
Apesar de tudo os exames são uma forma de avaliação importante na regulação das aprendizagens e na classificação para entrada na universidade mesmo com os problemas e as fraudes que sempre aconteceram, acontecem e vão continuar a acontecer.
Bem, é tempo de esquecer os exames porque este é tempo de férias .
Boas férias para todos.
Mas o problema é mais extenso. As empresas que fazem os exames preparam os alunos para fazerem os exames e estudar acaba por ser estudar para os exames.
Apesar de tudo os exames são uma forma de avaliação importante na regulação das aprendizagens e na classificação para entrada na universidade mesmo com os problemas e as fraudes que sempre aconteceram, acontecem e vão continuar a acontecer.
Bem, é tempo de esquecer os exames porque este é tempo de férias .
Boas férias para todos.
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