02/07/12

Disciplinas essenciais ?

Podemos estar de acordo que as disciplinas essenciais são aquelas que o ME acha que são. Podemos até estar de acordo que isso é verdade para a maioria dos alunos. Mas não estamos de acordo que o seja para todos os alunos nem que os outros, a maioria, possam ter uma educação equilibrada sem os conhecimentos das disciplinas que não têm esse qualitativo.


A escola esteve e está excessivamente aberta a todo o tipo de programas, projectos, actividades que surgem de todos os lados. Deram-se conta, finalmente, de que a sua mensagem passa melhor se for veiculada pela escola ... e a dispersão das actividades com prejuízo das aprendizagens essenciais é evidente porque, no fundo, o ensino básico serve para ensinar e aprender ...o básico.
A questão é que há tanta diversidade na personalidade dos alunos (há tantas inteligências) e dentro do básico (há tantas disciplinas, metodologias e formas de pensar) que o que está em jogo passa pela mudança de mentalidade.
Enquanto essa mudança de mentalidade não for acontecendo, o círculo continua: educação física conta, não conta, para a média, evt/ev/et, dois professores, um professor, música sim música não, menos horas mais horas...
O que são disciplinas essenciais para um aluno concreto ?
Ken Robinson fala da importância da experiência estética como um conhecimento fundamental...

Sem comentários:

Enviar um comentário