14/09/11

Estamos todos parqueados


 Quinta das conchas - Lisboa

 Vivemos na era dos parques. Embora seja difícil definir o que é um parque, tentamos com a Wikipédia:
Um parque é um espaço comummente chamado de "área verde", em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio-ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.
Esta definição deixa de fora muitos parques porque há parques para quase tudo. Além disso, o parque urbano pode ser natural e vice-versa.
Ao longo da nossa vida, começamos por colocar a criança quando é pequena no parque para bebés (devo dizer que não sou adepto destes parques) e, de vez em quando, levamos os nossos filhos até ao parque infantil. Normalmente temos que deixar o carro no parque de estacionamento.
Quando precisamos de mudar o óleo ao carro vamos ao parque industrial e quando precisamos de fazer umas compras vamos ao parque comercial (também se chama outlet).
Como somos todos ecologistas, uns mais verdes outros menos, temos os parques nacionais para visitar, passear, recrear. Neste capítulo a variedade é grande: pode ser um parque florestal, parque ecológico, parque biológico, geopark,  parque integrado.
Podemos ter umas férias  mais em conta se ficarmos no  parque de campismo e, conforme o gosto, com ou sem versão naturista.
Cada vez há mais parques de diversões,  com água ou não, e os parques temáticos: harry potter, etc.
Pelo menos enquanto as crianças são pequenas, não prescindimos de uma visita ao parque zoológico.
De regresso a casa conforme a fome e o acordo da família posso lanchar no parque de merendas.
Quando me apetece um pouco mais de cultura vou ao parque dos poetas ou ao parque arqueológico.
Como alternativa posso praticar desporto no parque desportivo enquanto o filho aproveita para usufruir do skateparque.
E tudo isto cada vez mais verdinho:  por causa das alternativas ao petróleo vou contemplando da scut por onde passo o parque eólico.
Mas o que está na moda mesmo é o parque escolar.
Não sei bem o que é um parque escolar mas parece que inclui os equipamentos escolares de uma zona geográfica e outros equipamentos não escolares como atl, parques infantis, refeitórios, etc . Normalmente dele faz parte o centro escolar que é um grande edifício onde resolveram juntar os alunos de várias escolas de várias localidades, que entretanto encerraram, algumas de forma compulsiva,  variando a distância de poucos ou muitos quilómetros, transformando a escola num equipamento para todos as modalidades de ensino desde o infantil até ao secundário. 
Enfim, parque escolar é uma palavra abençoada para os modernaços que nos têm governado. E é com grande satisfação que os políticos vão inaugurando um pouco por todo o lado os mais diversos parques.
Com tanto parque eu já vivia feliz e achava que não havia necessidade de mais. Eis senão quando de repente me sobressaltou uma ideia: cá para mim, não faltará muito tempo para termos parques para os nossos idosos…
Não é possível, dizia o meu eu ingénuo.  Já mandamos os idosos para fora de suas casas e juntamo-los  em  lares com dimensões perfeitamente desumanas. Faltava só que ...
Já não falta. Afinal criaram também  parques geriátricos. Tomem nota: parques geriátricos.
Portanto, já estamos todos parqueados …
Pode não haver fisioterapia, pode não haver terapia ocupacional, pode não haver cuidados de saúde, mas há parques geriátricos.
E o que são estes parques ? São assim uma espécie de parques infantis para os idosos, têm uma série de equipamentos que permitem aos idosos realizarem exercícios físicos específicos para a sua faixa etária.
Moral da história 1
Por mim, que já não sou novo, nunca irei a um parque destes nem que os equipamentos sejam banhados a ouro, nem que fique no banco de jardim a dar milho aos pombos.
Moral da historia 2
Viva a exclusão! Não seria melhor os idosos terem  espaços onde anda toda a gente ? Porque razão os equipamentos  tal como as acessibilidades não podem ser para toda a população ?
Moral da história 3
O mais interessante é que estes equipamentos têm servido para negociatas.
Moral da história 4
Além disso, como acontece com os parques infantis que se degradam à  velocidade da luz e que nunca são reparados a tempo, podem tornar-se perigosos para quem os frequenta.
Moral da história 5
O que eu acho mesmo é que constroem parques infantis para idosos porque os parques infantis estão muito idosos.
Moral da história 6
Após o 5 de Junho, esperava um corte com o passado em algumas politicas como é o caso dos parques escolares. Este era também um dos dossiers que são autênticas armadilhas para os que vêm a seguir. Esperava que não fosse uma evolução na continuidade porque foram políticas deste tipo que ajudaram a levar ao desastre embora com inaugurações festivas e com foguetório.
Mas é difícil fugir à tentação das inaugurações e de mostrar obra feita.
Moral da história 7
Por mim fico-me mesmo pelo parque jurássico.

Sem comentários:

Enviar um comentário