05/09/07

Liberdade de expressão

Em plena campanha eleitoral para a Presidência da República, Maria de Lourdes Pintasilgo publicou As minhas respostas, em diálogo com Eduardo Prado Coelho, Jaime Nogueira Pinto e João Carlos Espada. 1
Quatro referências fundamentais para a democracia e liberdade.Lembro-me bem destes momentos. Politicamente e emocionalmente.
O livro tem uma dedicatória da própria M. L. Pintasilgo. Estava com o meu filho mais novo ao colo e o mais velho pela mão e ela escreveu: "ao Rui Pedro e ao João Carlos desejando que estas respostas contribuam para o vosso futuro. 21/12/85".
Vem isto a propósito de uma intervenção nessas respostas (pag.81) de Eduardo Prado Coelho, que faleceu recentemente:
"Há aqui uma coisa que me parece muito importante. Eu penso que a liberdade de expressão toca fundamentalmente as pessoas que escrevem, é claro, mas toca fundamentalmente as pessoas que lêem. Isto é, diz respeito aos produtores, mas também - e muito - aos receptores. Porque, quer como leitor, quer como produtor, eu tenho de ser sensível ao problema da liberdade de expressão em geral. Quando ela está em perigo, tudo está em perigo" .
Tão a propósito em 2007!

1. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1985.

Carlos Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário