31/05/18

Narcisismo

Fala-se hoje muito de narcisismo relacionado com os comportamentos na sociedade actual, com personalidades do mundo da política e do espectáculo, que é levado ao extremo nas redes sociais. Basta ver o que se passa com a utilização do twitter e do facebook pelos dirigentes políticos e desportivos.
Mas estamos mesmo perante um mundo em que o narcisismo é uma das características principais, e que leva a que cada um tenha de si próprio a convicção de que nada de mais importante existe para além de si?
Podemos considerar o narcisismo como o mal do século e estamos perante uma geração de hipernarcisistas?
O narcisismo prejudica o desenvolvimento e é uma perturbação da personalidade?
O narcisismo leva ao culto da personalidade? E as redes sociais permitem que isso seja levado ao extremo?
Narcisismo, em termos simples, significa: "O amor excessivo por si próprio. Em psicanálise fala-se de narcisismo quando toda a energia da libido, primordialmente investida sobre o eu, e posteriormente, repartida entre o eu e os outros se desvia destes, em proveito exclusivo daquele. (Dicionário Temático Larousse - Psicologia, p. 179)
O narcisismo "não é uma doença, mas uma passagem obrigatória no desenvolvimento da criança". (Marc Olano, le cercle psy , nº 28, p. 17)
Freud distingue narcisismo primário e secundário 1. No narcisismo primário, o desenvolvimento da personalidade passa por um estado narcísico, precoce, em que o bebé ainda não se diferenciou claramente do exterior. Pouco e pouco a criança vai-se distinguindo dos outros, a começar pela sua mãe, e a compreender o seu carácter único.
No narcisismo secundário, o amor de si constrói-se a partir da imagem positiva que temos de nós próprios e que nos é reenviada pelos outros.
O narcisismo pode ser saudável ou patológico. O narcisismo saudável é o que encontra a dose certa, o equilíbrio, entre o amor de si próprio , suficientemente sólido, e a inveja de querer ir em direcção aos outros. O indivíduo sente-se bem na sua pele e ao mesmo tempo sente-se bem com os outros.
O narcisismo pode ser pouco saudável quer no caso de hipernarcisismo quer no caso de hiponarcisismo. Esta situação pode traduzir um narcisismo instável (Jean Cottraux, le cercle psy) que pode definir os altos e baixos da vida psicológica.
Nos hipernarcisistas tudo gira à volta do seu umbigo, são autosuficientes, egocêntricos, invejosos, susceptíveis... Pelo contrário, os hiponarcisistas subestimam-se, têm má auto-imagem, ficam bloqueados nas suas falhas, apenas pensam nos seus fracassos… o que os caracteriza é uma “ferida narcísica”. Confrontados com um contratempo, colapsam e têm a impressão de não servirem para nada. Qualquer piada ou falta de jeito... os altera. Podem manifestar acesso de raiva onde se confundem fúria, vergonha, angústia e culpabilidade. (Marc Olano)
O narcisismo patológico, perverso, ou perturbação de personalidade narcisista (DSM V), manifesta-se pelo menos por cinco características das nove seguintes:
- sentido grandioso da sua própria importância
- fantasias de sucesso ilimitado, de poder, de esplendor, de beleza ou de amor ideal
- imagina-se ser "especial", único
- necessidade excessiva de ser admirado
- pensa que tudo lhe é devido
- explora o outro nas relações interpessoais
- falta de empatia
- inveja muitas vezes os outros e crê que os outros o invejam
- comportamentos arrogantes e altivos

Será este quadro patológico que domina as nossas interacções sociais?
As redes sociais não inventaram o narcisismo contudo revelaram as suas formas mais excessivas. Apresenta-se Donald Trump como exemplo acabado de narcisismo (Cottraux). Mas a questão é se não será apenas um dos últimos exemplos narcisistas que têm passado pelo poder. O que dizer de Putin, na Rússia ou, na China, de Xi Jiping em que a nova ideologia será incorporada nos currículos escolares? Da Coreia do querido líder, aos ditadores de Cuba ou da Venezuela, o culto da personalidade, a húbris, mantém-se como sempre foi, mas agora com meios propagandísticos mais poderosos, com o controle dos media, designadamente da internet...
Um pouco por todo o lado, desde sempre, o narcisismo patológico tem levado muitas sociedades ao desmoronamento económico, social e ético.
E não estará em cada um de nós este padrão de admiração devolvido no espelho da nossa vaidade? 2
______________
1 Para aprofundar este tema.
2 Como explicar dois mil milhões de utilizadores do facebook (atingidos em 2017)? Porque "Eu selfie, logo existo"(Elsa Godart)?

Sem comentários:

Enviar um comentário