10/12/17

Maldade: o caso das crianças desaparecidas

Há casos de crianças desaparecidas mais mediáticos que outros e, por isso, certamente, todos nos lembramos do caso Rui Pedro, Maddie ou, mais recentemente, Maëlys, uma menina que desapareceu num casamento, em França.
No entanto, todos os dias há crianças que desaparecem, são raptadas, traficadas e até escravizadas. Num ano, são dadas como desaparecidas 250 mil crianças na Europa.
Na sociedade em que vivemos muitas pessoas manifestam emoções de bondade e de perdão, de compaixão e empatia. Porém este é também o mundo em que há gente muito perigosa que surge em qualquer sítio ou situação mesmo nos espaços mais inocentes e, aparentemente, com pouco risco, como é um casamento. Claro que esta prática é hoje facilitada pelas redes sociais.
A mente humana é capaz de criar maravilhosas obras de arte ou extraordinários mecanismos tecnológicas mas igualmente a mente humana é responsável pela crueldade. Por que é que isto acontece, porque há pessoas que têm prazer em serem cruéis ? Não só as classificadas como psicopatas ou condenadas por crimes violentos, mas também os bullies nas escolas, os trolls na internet e até membros da sociedade tidos como respeitáveis… (Delroy Paulhus)
Nenhum país está ao abrigo da actuação destes criminosos. Seja pouco ou muito desenvolvido, desaparecem crianças, sem deixar rasto…

No entanto, havendo tanta maldade na nossa realidade, não encontramos a palavra “maldade", nos diversos dicionários de psicologia pesquisados. 1 No Dicionário temático Larousse – Psicologia, Círculo de Leitores, existe malignidade. propensão para fazer o mal. "Certas pessoas sentem prazer em suscitar cabalas, em propagar boatos malévolos em relação ao próximo. Nas crianças a malignidade exerce-se essencialmente sobre os animais e sobre os companheiros mais fracos, que martirizam física e moralmente; por vezes a malvadez toma por alvo um adulto, contra o qual são referidas acusações odiosas. Esta forma de perversão agressiva é frequentemente causada por distúrbios de desenvolvimento afectivo."

Para o psicólogo Delroy Paulhus, o mundo é complexo e não claramente dividida entre pessoas boas e más mas com muitas situações escuras, com personalidades escuras, socialmente aversivas. O seu interesse começou pelo maquiavelismo, narcisismo e psicopatia a que acrescentou o sadismo ("sadismo quotidiano").
Para o psiquiatra Michael Stone, actualmente, a palavra “maldade” não é considerada um termo médico e tampouco faz referência a alguma desordem mental. Mas deveria ser. 
Embora se possa discordar da sua análise, valorizando o papel dos valores sociais, religiosos e culturais que mudam com o tempo, ela tem vantagem pelo facto de se compreender que o leque de pessoas problemáticas nesta área é vasto. 
A partir do estudo de diversos casos de assassinatos em série e tratar alguns deles, ele criou e publicou um “índice da maldade”,  que inclui 22 tipos diferentes de maldade que variam do mais brando até ao mais grave. Assim, as pessoas perigosas andam por aí e vivem connosco, desde os que têm problemas passionais, ciúme, raiva, narcisistas e egocêntricos, até aos psicopatas que mostram prazer no mal que infligem aos outros, há uma série de situações consideradas no índice de maldade.
Estes indivíduos podem actuar em rede que vai desde o que fecha os olhos até ao que lucra com o negócio  ou ao que age, tortura e escraviza.
Porque a maldade existe, toda a prevenção, todo o cuidado dos pais é extremamente importante mas a sociedade tem que ter tolerância zero para estas situações. (Na internet encontra vários sítios que ajudam a ensinar a criança a proteger-se. P.ex.: 1; 2 ; 3 ... )
Vem aí mais um Natal em que os pais destas crianças nada vão saber do que aconteceu aos seus filhos. Uma dor inaudita continuará a habitar nos seus corações.


Sem comentários:

Enviar um comentário