03/12/16

Pelas crianças *



SEXTA ORAÇÃO: OS FILHOS

Senhor!
Tu separaste os sexos para que, ao buscarem-se mutuamente, 
Eles possam fazer vibrar nas maiores harmonias as mais profundas cordas das nossas almas. 
Dessa busca jorram os nossos filhos, amorosas crianças 
Que vêm a nós com espíritos limpos e vazios.

E eu encho esses espíritos com os meus ódios, medos e preconceitos; 
Os meus abrigos contra bombas apontam-lhes a escuridão da vida e a futilidade dos empreendimentos; 
E quando crescem, prontos para nobres feitos, 
Obrigo-os a aprender homicídio organizado, 
Desperdiçando os seus melhores anos em estagnação moral. 

Meu Deus! Salva os meus filhos, 
Salva os seus espíritos, 
Para que a minha podridão não os corrompa. 
Salva as suas vidas, 
Para que as armas que eu forjo contra outros não os destruam, 
Para que possam ser melhores que os mais velhos, 
Para que possam construir um mundo para eles, 
Um mundo de beleza, decência, harmonia, boa vontade e justiça, 
Para que a paz e o amor possam reinar 
Para sempre.

Albert Szent-Györgyi**, O macaco louco, Europa-América, p.151-152

_____________________________
* O sofrimento causado pelas guerras é particularmente doloroso quando se trata de crianças. Como no caso de Aleppo onde há mais de 100 mil crianças como Omran.
"Omran, com seus cinco anos de idade, o mesmo tempo de duração da guerra civil no país, simboliza toda uma geração de crianças que nunca conheceram o que é viver em tempos de paz."

**Albert Szent-Györgyi nasceu em Budapeste (Hungria), em 1893. Em 1937, foi laureado com o Prémio Nobel pela descoberta da vitamina C. Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Em 1956, obteve a cidadania norte-americana. (Biografia)


Sem comentários:

Enviar um comentário